Tecnologia

NOVO ESPAÇO DE COWORKING DO PARQUE TECNOLÓGICO ESTÁ ABERTO À INOVAÇÃO

O Espaço Colaborar é o 9º ambiente de empreendedorismo e inovação entregue pelo Governo do Estado
Daniel Thame , Salvador | 05/10/2021 às 13:45
Novo espaço de coworking do Parque Tecnológico está aberto a empreendedores
Foto: Divulgação

O mais novo espaço de coworking de Salvador, inaugurado na manhã desta segunda-feira (4), no Parque Tecnológico da Bahia, está aberto para período de experimentação. O Espaço Colaborar é o 9º ambiente de empreendedorismo e inovação entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), sendo que esta unidade, especificamente, conta com apoio do CNPq e será administrado pela Agência de Inovação, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A inauguração contou com a presença da titular da Secti, Adélia Pinheiro; do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães; do reitor da Uneb, José Bittes de Carvalho; do presidente da Softex, Ruben Delgado; dentre outras autoridades e atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

 

A secretária Adélia Pinheiro ressaltou a importância da entrega da primeira unidade da rede na capital baiana, destacando que não será a única. “Estamos trabalhando para implantar um Espaço Colaborar no Centro Histórico”, contou. “Uma ação como essa em Salvador é importante porque coloca à disposição da sociedade um espaço que apoia o empreendedorismo, o desenvolvimento de ideias criativas, a inovação e a busca de soluções para problemas que se apresentem nos setores produtivos na sociedade e no Governo. Portanto, esse é um espaço de trabalho em colaboração que une todos os entes que fazem parte do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. É a Bahia avançando para apoiar a ciência, a tecnologia e a inovação em benefício do desenvolvimento das pessoas e da sociedade”, comemorou Adélia.

 

O titular da Setre, Davidson Magalhães, lembrou que esse espaço é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo. “O Governo do Estado está chegando com recurso através do CrediBahia, mas é importante o desenvolvimento tecnológico. É importante dar acesso à população, não só às principais ferramentas que estão em desenvolvimento, mas permitir que nosso povo desenvolva a sua criatividade. O Colaborar é fundamental para permitir que esse empreendedorismo criativo ganhe espaço exatamente nessa hora que nós precisamos fortalecer a economia, com geração de emprego e renda”, disse.

 

Responsável pela gestão do equipamento recém-inaugurado, a Agência de Inovação da Uneb também é parceira na incubação de startups no Parque Tecnológico da Bahia. Presente no evento, o reitor José Bittes, enfatizou que essa é uma ação importante para o crescimento e valorização do setor de CT&I na Bahia. “Ser gerido pela agência é um caminho de aproximação entre universidade e pesquisadores com as pessoas que farão parte desse espaço. É fazer com que esse retorno seja em geração de renda, inovações tecnológicas e consolidação de microempresas para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia”, afirmou.

 

Mais inovação para o estado

 

O Espaço Colaborar do Parque é a maior rede pública de espaços de empreendedorismo e inovação em construção no Brasil. Essa é a nona inauguração e chega para enriquecer ainda mais um ambiente que já é tido como um dos principais centros de inovação do estado. Diversas cidades da Bahia já tiveram seus espaços entregues pela Secti, como Itaparica, Cruz das Almas, Alagoinhas, Jacobina, Santo Antônio de Jesus e Caetité.

 

Para Ruben Delgado, presidente da Softex, a iniciativa é muito mais que um simples espaço de coworking em Salvador. “O professor poderá trazer seus alunos em um local onde empresários poderão dialogar com eles. O Espaço Colaborar é um lugar de dinamização, e isso é muito importante, principalmente, para o interior do estado. Aqui no Parque Tecnológico, também é importante, porque é um ambiente aberto e todos podem se encontrar. Isso vai ao encontro dessa oportunidade fantástica que a tecnologia nos ofereceu, com as pessoas descobrindo que dentro da própria casa podem trabalhar para qualquer lugar do mundo”.

 

O empreendedor que quiser ter a experiência de trabalhar em um espaço dinâmico e inovador, poderá agendar sua visita ao local. A gerente de Inovação e Empreendedorismo do Parque Tecnológico da Bahia, Rafaela Rodrigues, explica o que é preciso para estar no Espaço Colaborar. “Nesse primeiro momento, estaremos com o agendamento através do e-mail colaborar@parquetecnologico-ba.org.br. Nossa equipe vai tirar todas as dúvidas dos empresários que quiserem estar conosco nesse ecossistema de ciência, tecnologia e inovação que é o Parque Tecnológico. Quem trabalha por aqui está em constante contato com startups, empresas de base tecnológica, instituições de ciência e tecnologia e instituições de ensino. Aqui, nós temos academia, setor produtivo e governo interagindo para a promoção da ciência, tecnologia e inovação”, concluiu.