Tecnologia

AMAZON LANÇA ROBÔ DOMÉSTICO ASTRO CONTROLADO POR VOZ QUE VIGIA A CASA

As novas tecnologias chegando às residências
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/09/2021 às 18:04
Astro na divulgação da Amazon
Foto: DIV
   Além do Echo Show 15, a Amazon apresentou hoje (28) o seu primeiro robô, Astro, que conta com Alexa, mas também tem uma personalidade própria. O novo dispositivo sobre rodas pode te seguir enquanto você está andando pela casa, usando uma combinação de software e inteligência artificial para atender seus donos, assim ele ter o mesmo nome do cachorro dos Jetsons é algo que faz todo o sentido.

  A equipe responsável pelo desenvolvimento do robô procurou pensar nas formas como ele poderia ser útil, sem simplesmente criar uma versão sobre rodas do Echo Show 10. Suas funções básicas são ficar de olho na sua casa, e também ajudar na comunicação com sua família. Se as crianças não ficam paradas em uma chamada de vídeo, que tal uma tela que consiga ir atrás deles, se saírem andando?

  Esse é um robô independente, que reconhece o local no qual está e consegue evitar acidentes como cair de uma escada, por exemplo. Estamos falando de um robô que conta com avanços de SLAM (simultaneous localization and mapping, ou localização e mapeamento simultâneos), e assim consegue fazer o mapeamento do ambiente em tempo real.

Além disso, assim como o Echo Show 15, o robô Astro conta com o recurso Visual ID, que permite identificar qual pessoa da casa está interagindo com ele. A Amazon tentou fazer essa interação o mais natural possível. Para fazer os movimentos do Astro, sincronizados com os olhos na tela, foram usadas referências de filmes, séries, jogos e animações.

  O Astro é compatível com dispositivos Ring, e usando o serviço de assinatura Ring Protect Pro, pode inclusive fazer uma ronda pela sua casa, vendo se está tudo certo. Para isso, o Astro usa uma câmera periscópio, que permite que ele tenha uma visão mais alta e clara do seu apartamento, e pode enviar um alerta, se reconhecer um estranho andando pela sua casa.

  Assim como outros dispositivos Echo, ele conta com o Alexa Guard um recurso de segurança doméstica que pode escutar alarmes de incêndio ou gás, e até mesmo o som de um vidro quebrando, e avisar ao usuário na hora. Além disso, o Astro também pode ser um bom companheiro para idosos que moram sozinhos, com rotinas que podem ser personalizadas para o envio de alertas.