Tecnologia

GOVERNO BAHIA QUER UINIR SEI AO SAC PARA AMPLICAR SERVIÇOS NO ESTADO

Na opinião do secretário da Administração Edelvino Góes, o projeto de integração entre o SEI Bahia e o SAC Digital tem tudo para se tornar referência naciona
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/09/2021 às 19:08
SAC do Shopping Barra
Foto: BJÁ
    O governo baiano está dando os primeiros passos para integrar duas das suas principais ferramentas de transformação digital: o sistema de tramitação eletrônica SEI Bahia e a plataforma de serviços públicos SAC Digital. A novidade – viabilizada em um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Administração (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – foi apresentada na manhã desta sexta (10.09) durante reunião do Comitê Executivo do SEI Bahia.

No encontro – promovido por meio da plataforma de webconferência MS Teams – o superintendente da Gestão e Inovação Anderson Prazeres demostrou aos integrantes do Comitê como a integração com o SAC Digital pode conferir um maior grau de automação ao SEI Bahia, de modo a oferecer facilidades aos usuários. No projeto piloto, a ideia foi implementada em relação aos processos de solicitação de colação de grau e solicitação e entrega de diplomas, que tramitam hoje no SEI Bahia, e são utilizados pelos estudantes da UESB cadastrados como usuários externos do sistema.

Com a integração, estes processos serão incorporados ao catálogo de serviços do SAC Digital. A partir daí, os alunos passarão a poder usar o aplicativo e a interface do SAC Digital para fazer suas solicitações, recebendo, por meio do e-mail cadastrado na plataforma, notificações sobre o andamento dos processos e o próprio diploma em formato digital. “A principal vantagem da integração é que ela simplifica o uso da ferramenta pelo usuário comum, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos”, explica o superintendente, ao citar também benefícios como a facilidade do Estado no acesso a estatísticas de atendimento e produtividade.

Na opinião do secretário da Administração Edelvino Góes, o projeto de integração entre o SEI Bahia e o SAC Digital tem tudo para se tornar referência nacional. “Nós fomos pioneiros desde 2015, quando a Bahia foi o primeiro Estado a solicitar a cessão de uso do SEI ao TRF 4 e, estamos avançando mais uma vez agora ao incorporarmos uma lógica de inteligência ao sistema”, argumentou o secretário. “O projeto de integração vai trazer uma nova dinâmica e acelerar o processo de transformação digital no Estado”, complementou o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Helio Oliveira Queiroz Junior, também presente à reunião do Comitê.

Crescimento – Outro tema em destaque na reunião foi o crescimento acelerado da utilização do SEI Bahia.  A previsão é de que já na segunda quinzena de novembro deste ano, o Estado alcance a marca de 3 milhões de processos abertos no sistema informatizado. Vale lembrar que o número será contabilizado menos de um ano depois do registro de 2 milhões de processos, alcançado em dezembro de 2020.  Já a marca de 1 milhão de processos foi obtida em 2019, dois anos após o início da implantação.

Ainda durante a reunião do Comitê, o coordenador do SEI Bahia Marcio Souza fez um balanço das últimas ações do projeto, com destaque para a liberação da utilização da assinatura digital Gov.br para credenciamento de usuários externos do sistema. Já o superintendente Anderson Prazeres discorreu sobre um projeto, ainda em etapa inicial, que visa incorporar recursos de Inteligência Artificial ao tratamento de dados disponíveis no sistema.  

A reunião do Comitê de Gestão do SEI Bahia contou ainda com as presenças do diretor de Desenvolvimento e Integração de Soluções da Prodeb, Makoto Koshima; da coordenadora de Gestão Organizacional e de TIC da Casa Civil, Valéria Lúcia Valverde de Oliveira; de Adriana Souza, do Arquivo Público da Bahia, e do assessor de Gabinete da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Lucas Moreira, além do diretor de Inovação e Gestão de Projetos de TIC da Saeb, Cesar Augusto dos Santos Rocha.