Tecnologia

NA AULA INAUGURAL DO CFOPM COMANDANTE COUTINHO REVELA PLANO ATÉ 2025!

As novas tecnologias não permitem mensurações a longo prazo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/07/2021 às 18:25
Comandante Paulo Coutinho
Foto: PM
  Com as novas tecnologias e a inteligência artificial delineando os caminhos das instituições públicas e privadas, ninguém está conseguindo prever os acontecimentos a médio prazo, ainda mais a lonbgo prazo como esse Plano Estratégio da PM BA 2017-2025 (9 anos). Por isso mesmo, causou curiosidade em segmentos da imprensa exatamente o que teria falado o comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho na aula inaugural do CFOPM, no auditório do Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado no bairro dos Dendezeiros.

   A aula inaugural foi ministrada pelo Comandante Geral da Corporação, coronel PM Paulo Coutinho, com o tema: "Disciplina, Exemplo e Correção: Legado Ideal de uma Formação" e havia um painel (vide foto) com o Plano Estratégico (2017-2025). Hoje, planos estratégios são considerados fragéis diante exatamente desse novo mundo. As ciências não permitem fazer previsões com tão longo tempo com razoáveis graus de acertos.

   Hpje, o Congresso Nacional discute o semi-presidencialismo e há uma extensa pauta em relação ao papel institucional das PMs no país. O que vai acontecer? Impossível saber. Então, como a PM baiana tem um projeto estratégio até 2025?

    Outro exemplo: até 2025, a tecnologia de reconhecimento facial estará num patamar bem acima do que é hoje, assim como manueseio de base de dados on-line nos sistemas por nuvens, pistas de veículos automatizadas e outros. Nem mesmo os cientistas que estão trabalhando nesses projetos sabem o que acontecerá até lá (2025), pois, resultados vão saindo e entram em práticas a cada ano (descoberta). 

   A Yaman, Policia de Israel, atua com técnicas antiterror. No Brasil, esse tipo de treinamento é pouco utilizado porque não há atos de terrorismo no estilo dos países do Oriente Médio. Mas, como será isso em 2024/2025?

   Seria bem interessante conhecer o esse plano estratégio de 9 anos da PM baiana.

   O CURSO 

   As aulas do curso de formação  iniciou nesta semana e, ao término de três anos, habilitará os futuros oficiais ao desempenho da atividade policial em toda a Bahia. Dos 82 integrantes da turma coronel PM Siegfried Frazão Keysselt, sendo 74 homens e oito mulheres. Do total de alunos, 53 são oriundos da tropa PM e dois do Corpo de Bombeiros.

  Participou da solenidade o diretor da Academia da Polícia Militar (APM), coronel PM Henrique Melo, dentre outros oficiais.

   "Essa é a maior receita: quando você faz uma coisa com um sentimento maior, tem mais possibilidade de tudo dar certo", enfatizou o coronel Coutinho, o que remete esse enunciado ao campo da psicologia que Jaques Foucoult enumera em 'subjetividade e verdade'.