Tecnologia

ÔNIBUS DO SISTEMA COMPLEMENTAR RECEBEM SELO DESPOLUIR

No fim de semana passado, 28 veículos foram inspecionados e contemplados com a identificação
Secom Salvador , Salvador | 30/06/2021 às 17:25
Ônibus do sistema complementar recebem Selo Despoluir
Foto: Ascom/Semob
A partir de agora, todos os ônibus do Sistema de Transporte Complementar (Stec) de Salvador, os chamados amarelinhos, que passarem pela vistoria de segurança realizada por equipes da Secretaria de Mobilidade (Semob) receberão o Selo Despoluir. No fim de semana passado, 28 veículos foram inspecionados e contemplados com a identificação.

Ao todo, 217 micro-ônibus devem passar pela fiscalização no município, que acontece anualmente e visa garantir a segurança dos usuários do transporte. De acordo com o coordenador de fiscalização de transporte da Semob, Rogério Baraúna, este tipo de inspeção já é feita semestralmente nas empresas de ônibus OTTrans, Plataforma e da antiga CSN.

  “Além de cuidar dos veículos, da emissão, a preocupação maior é ter cuidado com o meio ambiente, que é o foco atual da Prefeitura, pensando no futuro do soteropolitano e das futuras gerações”, disse Baraúna.

  Qualidade do ar – O selo é uma iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Sest e do Senat. A ação garante, através de avaliação veicular, que o veículo não emita gases poluentes, buscando, desta forma, a melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas.

  No próximo fim de semana, outros 30 veículos passarão por vistoria, que é feita com hora marcada, sendo 15 no sábado e 15 no domingo. Existindo a reprovação do veículo – com emissão de gases acima dos padrões permitidos – é dado ao permissionário do veículo um prazo que vai de dois a dez dias para regularizar a situação e passar por uma nova testagem.