Tecnologia

SANTO ANTÔNIO NA IGREJA PROMOVE EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA

A exposição contará com a participação de Maria Adair, Bel Borba, Luiz Humberto Carvalho, Dulce Cardoso e Rafael Martins

Laís Matos , Salvador | 02/06/2021 às 12:26
Igreja de Nossa Senhora da Graça
Foto: divulgação
Arte, história e religiosidade irão se misturar em múltiplas linguagens na exposição multimídia do projeto Santo Antônio na Igreja, organizado pela arquiteta Celeste Leão e pela produtora de moda e eventos Vera Pontes. A exposição se desdobra em cinco mostras distintas de Artes Plásticas, Cerâmica e Fotografia, assinadas pelos artistas Maria Adair, Bel Borba, Luiz Humberto Carvalho, Dulce Cardoso e Rafael Martins. O projeto solidário vai acontecer de 10 a 13 de junho, das 14h às 20h, em espaços diversos da Igreja de Nossa Senhora da Graça, um dos primeiros templos cristãos em Salvador - local que é recheado de beleza e história contada através da fachada barroca, da caixa seiscentista e pela obra do pintor Manoel Lopes Rodrigues nos tetos da capela-mor, de 1881.

A partir de técnicas e perspectivas variadas, as exposições têm como fio condutor a história religiosa da via sacra de Cristo e a história que perpassa a construção da igreja, como ato de devoção da índia Catharina Paraguaçu, que casou-se com o português Diogo Álvares Correa, o Caramuru, e após ter tido uma visão pediu a ele para construir a primeira capela dedicada a N. S. da Graça. Na nave da igreja, o arquiteto e artista plástico Luiz Humberto Carvalho apresentará a exposição Via Sacra com o tema: As quatorze estações do percurso de Jesus até o sepulcro.

Em uma sala anexa ao claustro, a artista Plástica Maria Adair prestará homenagem à índia Catharina Paraguaçu através da instalação parietal Catharina, composta por nove telas de pequeno formato, trabalhadas em técnica mista – com pinceladas de tinta acrílica, nanquim e aplicação de folhas de ouro, prata, cobre e outros metais variados. Cada tela apresenta o perfil de uma das letras que compõem o nome da Índia. “Resolvi produzir o meu trabalho com a intenção de prestar uma homenagem à índia Catharina Paraguaçu que, no ano de 1586, doou ao Mosteiro de São Bento as terras do bairro e ali providenciou a construção da primeira Capela dedicada à Nossa Senhora da Graça”, destaca a Maria Adair.

O artista Plástico Bel Borba irá apresentar estudos com evolução ao Monumento Catharina Paraguassú, uma escultura da índia que será instalada futuramente no Largo da Graça. A exposição estará situada em uma sala anexa ao claustro. Já na Sacristia, a ceramista e artista plástica Dulce Cardoso fará a instalação A Ressurreição, representando a saída de Jesus do sepulcro.

No claustro da igreja, o fotógrafo Rafael Martins apresentará suas pesquisas fotográficas sobre territórios que passam por processos de abandono e que expressam a relação de espiritualidade que há na cidade de Salvador em suas diversas expressões culturais. Ao trabalhar com lanternas e velas em longas exposições, ele criou imagens sacras iluminadas, com fotografias carregadas de uma estética mística com bastante contraste e cor. O fotógrafo apresentará também retratos do ensaio Alumiar, que passeiam por temas como as implicações entre perda e permanência, raízes e identidades.

Além da exposição multimídia, o projeto Santo Antônio na Igreja terá exposição de mesas decoradas com tema junino, assinadas por designers e decoradores; venda de itens de moda e decoração, acessórios e artigos criativos; exposição de móveis antigos; apresentações musicais na quinta (10) e no sábado (12); espaço gastronômico e Hall de Guloseimas Juninas. O projeto será aberto ao público, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, com uso dos espaços abertos, e contará com a solidariedade dos visitantes para levarem cestas básicas que serão doadas para pessoas em situação de rua apoiadas pela igreja.

 

SERVIÇO

Santo Antônio na Igreja 
Local: Igreja de Nossa Senhora da Graça - Av. Princesa Leopoldina, 133, Graça
Data: de 10 a 13 de junho (quinta a domingo)
Horário: das 14 às 20h
Aberto ao Público