Tecnologia

VEM AÍ A MAIOR MARATONA DE INOVAÇÃO ONLINE DO NORTE-NORDESTE!

Territórios do Brasil vai buscar soluções para desafios ligados ao turismo, agro e bioeconomia
Panic Lobster , Salvador | 07/04/2021 às 14:36
Vem aí a maior maratona de inovação online do Norte-Nordeste
Foto: divulgação
A Universidade Federal do Sergipe e o Instituto Federal Baiano promovem em maio a Maratona Territórios do Brasil, um evento de inovação online e gratuito, que busca soluções que ajudem a potencializar o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

O evento é uma continuidade das ações começadas em outubro de 2020 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e conta com recursos oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A maratona vai levar mais ciência, tecnologia e inovação para as escolas, atingidas fortemente pela pandemia, além de contribuir com os Territórios para atingirem as metas da Agenda 2030 da ONU, que propõe um pacto global em prol do desenvolvimento sustentável.

A maratona reunirá de forma online, estudantes do ensino médio, técnico, universitários e profissionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, para pensar em como aplicar tecnologias e melhorar a qualidade de vida no espaço onde vivem.

Durante um final de semana, os participantes irão criar soluções reais para os desafios propostos por empresas e instituições do setor Agroindustrial e do Turismo, com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação e, consequentemente, o Desenvolvimento Territorial Sustentável. As melhores soluções criadas serão premiadas.  

A maratona acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2021 e as inscrições já podem ser realizadas pelo site https://territoriosdobrasil.com.br/. A iniciativa é uma oportunidade para dar voz e vez à sociedade civil, em especial ao segmento Agroindustrial para fortalecer a continuidade e a inovação na agricultura familiar e do turismo de base comunitária.

Essa será a primeira edição da Maratona Territórios do Brasil, uma grande novidade para mobilizar as comunidades de forma lúdica em cumprimento às diretrizes do MCTI e CNPq, para a realização das atividades de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia.

A iniciativa irá integrar a pesquisa pública e privada, centros de educação, empresas e organizações territoriais. Já são mais de 40 parceiros apoiando o evento. O objetivo é levar inovação para as comunidades produtivas de maneira simples e acessível. 

Os participantes poderão escolher apenas um dos três desafios abaixo, para desenvolverem suas soluções: 

Turismo Comunitário: Soluções para o turismo de base comunitária que facilitem a inclusão de comunidades produtivas e valorize a cultura, flora, além de inspirar novos negócios e serviços. 

Conexão Agro: Soluções para o escoamento e comercialização de produtos da agricultura familiar e tecnologias que potencializam o contato entre produtor e consumidor, aumentem as vendas, diminuam custos e auxiliem no gerenciamento interno. 

Bioeconomia: Valorizar as riquezas dos biomas, dos bioprodutos e do potencial das matérias primas das comunidades produtivas. Soluções para energias renováveis, reuso de água, saneamento, entre outros que ajudam a melhorar a vida das comunidades.


Como vai funcionar?

Nesta maratona os participantes já podem entrar com um time formado ou conhecer outros inscritos no início do evento para compor um time. O evento vai acontecer dentro de uma plataforma de comunicação online que vai reunir todos os participantes.

Para ajudar as equipes no desenvolvimento das ideias, a maratona irá utilizar metodologias ágeis aplicadas à gestão de projetos e produtos. O conteúdo será conduzido pela Panic Lobster, empresa especializada em gestão de maratonas online (hackathon), que já desenvolveu eventos como esse para a Nasa, Grupo Boticário, Sebrae, Governo do Paraná, entre outros. 

A maratona será dividida em etapas que incluem a ideação, prototipagem e a apresentação da solução criada. Durante todo o processo, os times serão acompanhados por mentores de diversas áreas do conhecimento.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas para participantes e mentores pelo site https://territoriosdobrasil.com.br/. A maratona acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio. Clique aqui para conferir o regulamento. 


Lives temáticas

Na semana que antecede a maratona Territórios do Brasil, os participantes poderão acompanhar lives com convidados que vão abordar os temas dos desafios. As lives acontecem entre os dias 18 a 20 de maio e a programação estará disponível no site oficial. 


Cronograma da maratona

07/04/21 a 21/05/21: Inscrição de participantes e mentores
17/05/21 a 20/05/21: Lives dos Desafios

18/05/21 a 21/05/21: Montagem dos times
21/05/21 a 23/05/21: Maratona de Inovação Online
24/05/21 a 30/05/21: Avaliação dos Projetos e Votação Jurados
01/06/21: Resultado dos vencedores

 

 

Mais informações

A Maratona Territórios do Brasil tem realização da Universidade Federal do Sergipe e do Instituto Federal Baiano e organização da Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Norte e Nordeste (SNCT), IF Campus Guanambi, Neagros e Movimento Cacau Chocolate Cultura. A operação é da Panic Lobster.


Inscrições: https://territoriosdobrasil.com.br/

Instagram: @territoriosdobrasil