Os cientistas usaram esses dados em uma amostra muito ampla de estrelas obtida graças ao satélite europeu Gaia.
Nara Franco , RJ |
24/11/2018 às 20:09
Irmã do Sol
Foto:
Uma equipe internacional de astrônomos detectou uma estrela tão parecida com o Sol que cientistas a estão tratando como sua irmã gêmea. Ela tem as mesmas temperatura e luminosidade, uma composição muito parecida e quase a mesma idade da nossa estrela.
A HD 186302 existe há cerca de 4,5 bilhões de anos e está localizada a 184 anos-luz - um ano-luz é equivalente a 9,46 trilhões de quilômetros.
"Como não há muita informação sobre o passado do Sol, estudar estrelas irmãs pode nos ajudar a compreender em que lugar da galáxia e em que condições o Sol se formou", destacou em um comunicado Vardan Adibekyan, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, de Portugal, que liderou a pesquisa.
Sabe-se que milhares de estrelas se formaram nestes berços estelares e que, com o passar do tempo, elas se dispersaram pela Via Láctea, por isso, é muito difícil encontrá-las.
Adibekyan e seus colegas usaram um método sofisticado em sua investigação. "Com a colaboração de Patrick de Laverny e Alejandra Recio Blanco, do Observatório da Costa Azul, obtivemos uma amostra de 230 mil espectros do projeto AMBRE (uma iniciativa criada pelo Observatório Europeu Austral e o Observatório da Costa Azul)".
Os cientistas usaram esses dados em uma amostra muito ampla de estrelas obtida graças ao satélite europeu Gaia.