Para melhorar o atendimento do sistema previdenciário na Bahia, a OAB-BA e o INSS assinaram um acordo de cooperação técnica que dispensa o comparecimento dos advogados e advogadas no instituto. A assinatura do INSS Digital aconteceu nesta segunda-feira (24/09), no auditório da seccional, e contou com as presenças do presidente do INSS, Edison Garcia, do superintendente regional Nordeste, Marcos de Brito, e do gerente-executivo em Salvador, Alberto Sacramento.
“O acordo de cooperação mostra como é possível fazer um trabalho junto à sociedade civil, com uma entidade de peso como a OAB, em busca exclusivamente de atender melhor o cidadão brasileiro”, destacou Edison
Para o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, “o convênio é muito importante para a advocacia previdenciária, sobretudo por poder prestar um bom serviço, fazendo esse trabalho junto ao INSS”. “Espero que a gente possa colher rapidamente os frutos dessa parceria”, completou.
Implantado em todos os estados do Nordeste e em outras regiões do país, o INSS Digital permite a advogados e advogadas requererem benefícios previdenciários e encaminhar documentos para análise de modo digital, sem a necessidade de agendamento on-line ou remotamente pelo canal 135 numa agência.
Assinado o acordo, o INSS terá que implantar o sistema e capacitar os advogados. “A nossa Comissão de Direito Previdenciário também está organizando um cronograma de cursos de capacitação, na capital e no interior, para utilização desta nova ferramenta. Só depois disso, os advogados poderão pedir senhas e se cadastrar no sistema. Nossa meta é que, até o final do ano, o sistema esteja funcionando plenamente em todo o estado”, concluiu a presidente da comissão, Ana Izabel Jordão.