A iniciativa reforça os conteúdos de cinco disciplinas para que os jovens conquistem a sonhada aprovação no processo seletivo da instituição que tem grande procura no estado
Comunicacao Governo da Bahia , Salvador |
18/12/2017 às 18:43
Projeto da BCS do Bairro da Paz aprova oito estudantes em seleção
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Pelo segundo ano consecutivo, o curso preparatório da Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz viabilizou o ingresso de estudantes no Instituto Federal Baiano (IFBA). Neste ano, oito alunos foram aprovados em diferentes cursos da instituição. Realizado em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar da Bahia, e o IFBA, a iniciativa reforça os conteúdos de cinco disciplinas: história, português, matemática, redação e geografia; para que os jovens conquistem a sonhada aprovação no processo seletivo da instituição que tem grande procura no estado.
A jovem Deborah Andrade, aprovada no curso de eletrônica do IFBA, afirma que ao projeto é importante para que alcance outras oportunidades na vida. “Com esse projeto, nós temos a chance de mostrar que no nosso bairro existem pessoas em busca de melhorar a sua qualidade de vida. As pessoas veem o Bairro da Paz como carente e alguns acham que não temos interesse em buscar o nosso crescimento pessoal”, afirma.
Este ano, cerca de 50 alunos frequentaram as aulas de segunda a sexta-feira, à noite, ministradas por professores treinados pelo IFBA. Além dos oito alunos já aprovados, existe a expectativa de que este número seja ampliado após a divulgação da segunda lista de classificação da instituição.
A subcomandante da BCS Bairro da Paz, tenente Letícia Mercês, ressalta que a parceria com a comunidade é fundamental para o sucesso do projeto. “O projeto abre uma oportunidade para esses jovens ingressarem em uma instituição de nível técnico, na qual terão uma formação de excelência. E ter os familiares envolvidos nesta proposta só facilita esse trabalho”, afirma.
A iniciativa também é elogiada pelos pais dos alunos, como a microempreendedora Ivonete Mascarenhas, mãe de uma aluna aprovada no IFBA. “É muito importante uma ação que oferece aos nossos filhos a oportunidade de participar de uma ação que só faz bem para eles. Minha filha se dedicou muito, acordava às 5h da manhã, ia para a escola, a tarde fazia as atividades e a noite eu a acompanhava para o curso. Estou muito feliz com a aprovação dela”, conta.