Tecnologia

ESPECIALISTAS apontam local exato do túmulo onde Jesus foi sepultado

O almofariz entre as camadas do túmulo de Jerusalém remonta ao Imperador Constantino - apoiando registros históricos que afirmam que a estrutura é o lugar de descanso de Jesus
Da Redação ,  Salvador | 29/11/2017 às 10:06
Técnica conhecida como luminescência estimulada opticamente (OSL) foi a usada
Foto: AU

Os especialistas afirmam ter encontrado evidências que apontam para a localização do túmulo do sepultamento de Jesus Cristo.

O mortero encontrado entre a superfície de calcário e a laje de mármore que cobre o túmulo em Jerusalém acredita-se que remonta a 345 DC - vinte anos depois de Constantino ter encontrado o túmulo de Cristo.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas no santuário de Edicule, que está alojado na Igreja de Jerusalém do Santo Sepulcro, combinam as descobertas históricas da época.

Constantino disse ter ordenado que o túmulo de Jesus seja movido e abrigado no santuário do Edicule em 326 DC depois de descobrir que ele havia sido enterrado sob um antigo templo dedicado à deusa Venus.

Até agora, pensava-se que o complexo do túmulo pertencia à era das Cruzadas, de 1095 a 1291.

Mas agora os pesquisadores acreditam que o santuário de Edicule, que contém o túmulo, é mais antigo do que a estrutura.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Técnica Nacional de Atenas que trabalharam para restaurar o santuário da Igreja do Santo Sepulcro.

Usando uma técnica conhecida como luminescência estimulada opticamente (OSL), os especialistas foram capazes de identificar quando as camadas de argamassa foram expostas pela última vez à luz solar.

Em outubro do ano passado, os pesquisadores decidiram amostrar a argamassa entre a superfície da pedra calcária e a laje de mármore do túmulo onde se pensa que Jesus foi descansado.