Cubo Mágico tem milhões de adeptos em todo mundo
Da Redação , Salvador |
27/10/2017 às 12:10
Jogo no tato
Foto:
Com reconhecimento internacional da World Cube Association, o Villa Campus de Educação vai sediar o 3º Campeonato Oficial de Cubo Mágico, nos próximos sábado (28) e domingo (29), com a participação de mais de 65 competidores de diferentes localidades do país. O quebra-cabeça tridimensional foi criado pelo húngaro Ernõ Rubrik com o intuito de estimular os estudos acerca da geometria e ganhou popularidade a partir da década de 80.
“O Villa Open 2017 é um evento local, porém aberto para competidores de todo o Brasil e do mundo. Salvador concentra o maior número de praticantes de cubo mágico e teve um aumento recorde no número de competidores com relação as outras edições. Este ano participamos da Campus Party na Arena Fonte Nova, o que atraiu mais interessados no assunto”, explica Rafael Correia, responsável pela competição.
Com inscrições encerradas, a disputa apresenta treze modalidades, dentre elas a principal 3x3, com os olhos vendados, com uma mão e com menos movimentos. Além da presença de um delegado da WCA, no caso a sergipana Thaynara Santana, a competição é autossustentável, na qual os competidores de cada categoria se comprometem a serem o juiz ou embaralhador na mesma categoria, conforme as regras da World Cube Association, e os resultados finais entram para os rankings oficiais.
“Atualmente o recorde mundial do Rubik's Cube (3x3) é do americano Patrick Ponce com 4,69s. No Brasil, o recordista é Pedro Roque com 6,72s. Na última edição do evento, Marjorie Mably alcançou o topo do pódio nessa modalidade”, pontua Rafael.
Além de melhorar o rendimento no campo das exatas, o cubo mágico reverbera de maneira positiva nas disciplinas escolares em geral, como no estímulo à leitura, melhora o nível de concentração e observação. O Villa Open ajuda a ampliar esses pontos e a desenvolver a relação social e questões, como cooperação e superação.
“Os três primeiros colocados em cada uma das 13 modalidades no Villa Open 2017 serão premiados com medalhas e certificados com sua respectiva posição. Todos participantes vão ganhar certificado de participação e brindes fornecidos pela organização”, conclui Rafael Correia.
Serviço
2º Campeonato Oficial de Cubo Mágico
Local: Villa Campus de Educação (Avenida Luís Viana, 7731, Paralela)
Dias: 28 e 29 de outubro
Horário: A partir das 8h30
Para mais informações: villaopen.blogspot.com.br