Tecnologia

Governo amplia atendimento do TRE na Estação Pirajá do metrô

A partir de 4 de setembro, unidade passa a funcionar das 7 às 20h
Ascom Saeb , Salvador | 28/08/2017 às 18:00
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Uma boa notícia para a população de Salvador. Quatro dias depois de inaugurar o posto do TRE que fica na Estação Pirajá do metrô, o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb), anuncia a ampliação do horário de funcionamento da unidade, em função da crescente demanda de eleitores que vão até o local diariamente fazer o recadastramento biométrico. A mudança já passa a valer a partir do dia 4 de setembro, com atendimento em mais um turno, das 7 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

A novidade garante a oferta de serviços no metrô a um número maior de cidadãos, que em breve também poderão fazer o recadastramento biométrico em outras estações do metrô, conforme já antecipou o governador Rui Costa. Gerido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), o serviço prestado na unidade nestes quatro primeiros dias já superou em mais de 20% o volume previsto. Somente ontem (24.08), foram emitidas 303 senhas, 53 a mais que as habitualmente distribuídas.

Com o novo horário de funcionamento em Pirajá, que resulta em cinco horas a mais por dia (o equivalente a 25 horas semanais), a capacidade de atendimento será ampliada em, no mínimo, 50%, possibilitando que um maior número de pessoas se recadastre. Vale ressaltar que, até a mudança se concretizar, a biometria continua sendo realizada no local das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

 “O nosso metrô tem potencial para servir como porta de entrada de serviços para a população. O recadastramento biométrico do TRE se configura, sem dúvida, como a primeira de outras experiências exitosas nesse sentido”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Inaugurado na última segunda-feira (21) pelo governador Rui Costa, o posto da Estação Pirajá é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal Regional Eleitoral e o CCR Metrô Bahia, com foco na ampliação da oferta de serviço ao cidadão.

Unidades – Além desta unidade de Pirajá, outras 20 realizam o recadastramento biométrico em Salvador. São elas: CAB (sede do TRE, Sefaz, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça); Barra (SAC Barra); Cajazeiras (SAC Cajazeiras e Prefeitura-bairro); Comércio (SAC Comércio e Tribunal Regional do Trabalho – TRT); Paripe (Prefeitura-bairro); Periperi (SAC Periperi); Baixa dos Sapateiros (Casa de Justiça e Cidadania); Cidade Baixa (Prefeitura-bairro); Rio Vermelho (Prefeitura-bairro); Cabula (Prefeitura-bairro); Itapuã (Prefeitura-bairro); Pau da Lima (Prefeitura-bairro); Valéria (Prefeitura-bairro); Uruguai (Bahia Outlet Center); Centro (Shopping Center Lapa).

O atendimento nas quatro unidades SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi), no Bahia Outlet Center, no Center Lapa e nas oito Prefeituras-bairro (Cajazeiras, Paripe, Cidade Baixa, Rio Vermelho, Cabula, Itapuã, Pau da lima e Valéria) é feito por agendamento. Na sede do TRE, no CAB, estão válidas as duas opções, por agendamento e por ordem de chegada. Na casa de Justiça e Cidadania, na Baixa dos Sapateiros, na sede do TRT (Comércio) e nos prédios da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Sefaz, no CAB, por sua vez, o atendimento é por ordem de chegada.  

Documentos – Para se recadastrar, é preciso comparecer às unidades portando os seguintes documentos: identidade com foto (ou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH); passaporte; carteira de trabalho ou reservista; comprovante de residência atual, emitido há, no máximo, três meses, no nome do eleitor ou de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco).

A Carteira Nacional de Habilitação não é válida como documento de identificação para quem irá fazer o alistamento eleitoral, solicitar o primeiro título de eleitor, por não conter a nacionalidade e a naturalidade, assim como o passaporte que não contenha a filiação. Os documentos apresentados devem ser os originais, e, caso o eleitor possua o Título Eleitoral anterior, deve levá-lo (se o tiver perdido, não é necessário apresentar o boletim de ocorrência).