Tecnologia

Apple encerra produção de IPods modelos nano e shuffe

A fila tecnológica anda
Nara Franco , RJ | 30/07/2017 às 19:40
Aposentadoria
Foto:
   A Apple anunciou o encerramento da produção de iPods modelos nano e shuffle. Na linha de iPods, o único que persiste é o modelo touch, que se parece mais com um iPhone convencional. Há um bom tempo a Apple se distanciou do iPod como um produto a ser evoluído, mas continuava a vendê-los em suas lojas e e-commerce. A decisão de tirar da vitrine coloca de vez a lápide no túmulo dos dois aparelhos. 

O nano era o menor dispositivo com tela touchscreen da Apple, enquanto que o iPod shuffle, menor que uma caixa de fósforo, não tinha tela, tinha um tipo de clip para  prender na roupa e sua área útil era ocupada por círculo com os botões de controle para navegar por uma playlist de músicas. O iPod nano foi lançado em 2005 e o shuffle em 2012. Há dois anos, ambos ganharam sobrevida com o lançamento de modelos com novas cores. 

Como a Apple inclui os resultados de vendas do iPod na categoria "Outros Produtos", quando comunica seus resultados financeiros trimestrais, fica difícil saber quanta receita de fato os dispositivos traziam para a companhia ou quantas unidades eram vendidas. As vendas de Outros Produtos somaram US$ 2,9 bilhões no segundo trimestre de 2017, mas é muito provável que a maior parte venha da venda de Apple TV, Apple Watch e produtos da Beats.