A pirataria passou a ser combatida nos EUA depois que lojas de varejo perderam cerca de U$ 48,9 bilhões em vendas
Nara Franco , Rio de Janeiro |
27/07/2017 às 19:59
Perdas imensas nos EUA e Reino Unido
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A sétima temporada do seriado Game of Thrones foi baixada ou assistida de forma pirata 15 milhões de vezes nos EUA e 6,3 milhões de vezes no Reino Unido, de acordo com a MUSO, empresa de tecnologia que monitora esse tipo de serviço. O público pirata foi maior do que a audiência anunciado pela HBO, canal que exibe e produz GOT.
Isto é obviamente ruim para a HBO, que gasta U$ 6 milhões por episódio. Também é ruim para os distribuidores como Sky Plc no Reino Unido e Orange SA na França, que pagam dezenas de milhões por ano para ter os direitos de exibir produções do canal.
Qualquer pessoa que faz o download ilegal ou streaming de Game of Thrones tem um motivo a menos para comprar
assinatura mensal da empresa de Rupert Murdoch-backed. A pirataria não afeta apenas a TV. O comércio também sofre.
A pirataria passou a ser combatida nos EUA depois que lojas de varejo perderam cerca de U$ 48,9 bilhões em vendas no ano passado, 1,4 por cento do total comercializado.
Na Europa, os fabricantes de cosméticos e produtos de cuidados pessoais perderam quase 8 por cento das vendas
com a falsificações, diz o Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia. A indústria de TV deve seguir o mesmo caminho para evitar o fracasso de futuras produções.
"Ir atrás de pessoas on-line é praticamente um desperdício de tempo", disse um analista MUSO. "Não é inteligente para chefes de TV ir para a guerra com um inimigo invisível, cujo tamanho não pode medir. A indústria da música cometeu este erro na década de 1990".
Isso pode significar futuramente preços mais baratos e mais flexíveis para atrair pessoas mais jovens. A HBO já desenvolveu um serviço web que permite que os clientes dos EUA ignorem pacotes de cabo mais caros. Seu crescimento tem compensado as perdas de assinantes tradicionais, ajudando a receita da HBO expandir 4,9 por cento para U$ 5,9 bilhões no ano passado.