Tecnologia

CIENTISTAS se dizem preocupados com avanço dos robôs sexuais

O modelo mais thcan a Roxy custa 36 mil dólares (Com informações da BBC)
Da Redação , Salvador | 11/07/2017 às 11:01
Sexo robotizado
Foto:
   Robôs prostitutas? Robôs parecidos com crianças? Com avanço de robótica e produção de bonecas que falam e se movem, relatório diz que sociedade tem de avaliar impacto e eventualmente criar leis que regulamentem mercado de brinquedos sexuais.
BBC BRASIL.com
11 JUL 2017 06h24 atualizado às 07h59
 separator 41 COMENTÁRIOS
A importação de robôs sexuais que se parecem com crianças deveria ser proibida?

SAIBA MAIS
Google recorre a grandes escritórios de advocacia para disputa antitruste na UE
Empresas alemãs perdem milhões de euros em "fraude do CEO"
Oculus, do Facebook, reduz preço de conjunto de realidade virtual
Microsoft oferece versão local de serviço de computação em nuvem
Stripe fecha parceria global com chineses Alipay e WeChat Pay
 As bonecas sexuais são extremamente realistas: a maioria delas é feita de silicone e tem esqueleto de metal articulado. 
As bonecas sexuais são extremamente realistas: a maioria delas é feita de silicone e tem esqueleto de metal articulado.

Noel Sharkey, professor emérito de robótica e inteligência ida Universidade de Sheffield (Reino Unido), acredita que essa é uma pergunta que a sociedade tem de responder - e logo. Ele acaba de publicar um relatório por sua Fundação por Robótica Responsável (FRR, na sigla em inglês), no qual compartilha suas preocupações sobre os robôs criados para fins sexuais - e diz que a sociedade deveria levar em conta o impacto de todos os tipos de robôs.

Sharkey afirma que não há muitas empresas que fabricam esses bonecos. Todavia, ele teme que o recente avanço da robótica pode mudar esse panorama.

A ideia do estudo, intitulado Nosso futuro sexual com os robôs , era justamente a de chamar a atenção para uma questão que, de acordo com o especialista, não foi discutida suficientemente até agora.

Sharkey diz que é difícil descobrir quantas pessoas possuem esse tipo de equipamento, pois as fabricantes não revelam dados sobre as vendas dos produtos.

"Precisamos de legisladores em investiguem o tema e que a população decida se essas relações são aceitáveis e permitidas. Temos que pensar, como sociedade, o que iremos fazer sobre isso. Eu não tenho respostas, apenas formulo as perguntas", diz o especialista.

Muito mais que bonecas
Entre as empresas que fabricam robôs sexuais estão a Android Love Doll, a Sex Bot e a True Companion. A maioria delas já havia trabalhado, antes, na produção de bonecas eróticas bastante realistas, feitas de silicone. Agora, estão planejando - ou já começaram a - produzir bonecas capazes de se mover e falar.

A mais avançada dessas empresas é a Abyss Creation, de San Diego, nos Estados Unidos, que fabrica uma boneca robô chamada Real Doll. Também de silicone, ela é bastante realista e tem tamanho natural.