Tecnologia

BOLSONARO é novo fenômeno em redes sociais com 5 milhões de seguidores

O deputado saltou de 44 mil seguidores, em março de 2015, para 5,04 milhões dois anos depois
GP , Salvador | 02/04/2017 às 19:35
Jair Bolsonaro candidato a presidente em 2018
Foto:
Esguio e de sorriso largo entremeado pelo cenho franzido no qual desponta um olhar desconfiado, Jair Bolsonaro é um homem de passos largos e - completam seus adversários - “ideias estreitas”. Está no sétimo mandato parlamentar e, pelo ritmo de novos adeptos que conquista no Facebook - de 3 mil a 7 mil por dia -, cada vez mais se aproxima da campanha presidencial de 2018 como o principal candidato da direita.

As mídias sociais são hoje o maior motor de seu fazer político. Para seus adversários - que Bolsonaro denomina genericamente como “a esquerda”, na qual inclui PT, PCdoB, PSOL e até a Rede -, em 2018 o capitão reformado do Exército “representará para a extrema direita reacionária e saudosista da ditadura militar a oportunidade de sair do armário (palavras do deputado Chico Alencar, do PSOL-RJ)”.

“Com sua forma bruta e tosca, ele agrada aos desencantados com a política”, afirma Alencar. Com 11% nas intenções de voto para presidente da República segundo pesquisa CNT/MDA, de fevereiro, o deputado estava empatado em segundo lugar.