Tecnologia

Jovens do Mutirão Mete Mão realizam Grafitti no muro Subestação CoelBA

Acontece no sábado, 11
Da Redação , Salvador | 10/02/2017 às 15:18
Os participantes do Mutirão Mete Mão levarão arte para o bairro da Federação amanhã, dia 11. Como parte das ações do projeto, o muro da Subestação Federação, da Coelba, ganhará uma arte cheia de cor e mensagens de segurança com a rede elétrica. Sob a coordenação do artista Fael Primeiro, a ação, que acontecerá das 10h às 17h, é o resultado da oficina de Graffiti do Mutirão Mete Mão, iniciativa que pomoverá oficinas e encontros envolvendo música e artes visuais, com programação gratuita, em cinco bairros de Salvador.

Amaralina foi o primeiro bairro a receber a arte urbana e agora é a vez da Federação. Desde o último dia 06, jovens acima de 12 anos, moradores da comunidade, estão participando de oficinas de Graffiti, com Fael Primeiro;  de Rap, com Dropê Comando Selva; de DJ, com DJ Raiz e Leandro Vitrola; e de Stencil Art em camisas, com Márcio MFR. O projeto conta com o patrocínio da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, através do FazCultura.

“O Mutirão Mete Mão é uma oportunidade de sensibilizarmos a comunidade para noções de segurança com a rede elétrica através do incentivo à arte e à cultura”, destaca José Roberto Bezerra de Medeiros, presidente da Coelba.

Para estimular a criatividade e promover o conhecimento acerca do tema “uso seguro da energia elétrica”, técnicos de segurança da Coelba realizaram palestras para os participantes. Além da ação no muro da Subestação Federação, neste sábado (11) das 15h às 19h, em uma programação aberta ao público na no Centro Educacional Edgard Santos - Rua Prediliano Pita, 19, Garcia, será realizada feira com stands de artesanato, gastronomia e vestuário, além da exposição de produtos dos próprios moradores das referidas comunidades, incentivando a economia local. Haverá ainda shows com músicos convidados, a exemplo de Duda Diamba, Ministério Público, Magnata, Roça Sound, DJ DFrance e Vandal que, junto com Fael Primeiro e os artistas do projeto, comandarão a festa em estilo sound system.

 “O Mutirão é um projeto de arte-educação que tem o objetivo de incentivar as pessoas a buscar alternativas dentro da crescente e valorizada economia criativa, oferecendo oficinas profissionalizantes voltadas pra arte e música que ampliem os horizontes de cada participante, sobretudo os mais jovens”, pontua Fael Primeiro, um dos idealizadores do projeto e curador desta edição.

O projeto, que já passou por Amaralina no mês de janeiro e pela Federação e Garcia (06/02 a 11/02) chegará também a Águas Claras (de 13 a 18/02), São Cristóvão (de 06 a 11/03) e Paripe (de 20 a 25/03), bairros que terão seus potenciais criativos estimulados através da arte de rua, manifesto cultural e trabalho social do Mutirão Mete Mão.

Saiba mais sobre os artistas:

Fael Primeiro | Oficina de Graffiti - Músico, compositor, produtor e artista plástico, Fael 1º é considerado um dos maiores nomes da cultura sound system e um dos mais promissores artistas visuais de grafite do Brasil. Como cantor e compositor atuou à frente dos grupos Ministério Público, Bembatrio e a Banda Dubstereo. Nas artes visuais, o grafite é a sua principal expressão. Com um traço característico e uma identidade exclusiva, já realizou intervenções em várias cidades da Bahia.

Dropê Comando Selva | Oficina de MC - Fundador do coletivo Comando Selva 22, do projeto Reciclando Pensamentos, e coordenador do CCRP - Circuito Carioca de Ritmo e Poesia, ambos do Rio de Janeiro, o poeta, produtor e pesquisador Dropê Comando Selva atua desde 2007 junto ao movimento Hip Hop, onde lançou seu disco autoral “Entre Nós” em 2013. Em Salvador desde 2015 atua em ações de redução de riscos e danos, como os projetos Corra pro Abraço (SETAD) e Coletivo Balance.

DJ Raiz | Oficina de DJ - Um dos percussores da cultura sound system na Bahia, Raíz é integrante da equipe de som Ministereo Público, do grupo Bemba Trio e do Coletivo Crokant, com quem viajou para diversas cidades, além de Portugal e Londres. Dividiu o palco com personalidades nacionais e internacionais como Margareth Menezes, Mano Chao, Lazzo Matumbi, Zion Train, BNegão, Mv Bill, Mad Professor, Racionais, YT, Ceú, Martin Campbell, The Congos, entre outros.

DJ Leandro Vitrola | Oficina de DJ - Atuante em projetos de rap e hip hop como Atitude Presente, Júri Nacional, Fúria Consciente e Afrogueto, DJ Leandro contribui com a nova safra da música local, além de mixar para artistas como Magary Lord e Margareth Menezes. Faz parte dos projetos Vitrola71 e Coletivo Crokante. Possui um projeto de oficina de Dj para crianças e jovens, o “Hip Hop - Histórico e Discotecagem", onde já apresentou no espaço Gente Arteira da Caixa Cultural.

Márcio MFR | Oficina de Stencil Art em camisas - O artista plástico Marcio MFR, na adolescência através do skate conheceu a pichação e o graffiti. Estudou na Escola de Belas Artes da Bahia e, a partir de 2003 passou a se dedicar integralmente à sua arte. Fundou a 071 Crew, coletivo com a proposta de resignificar o ambiente urbano de Salvador com pinturas em graffiti. A semelhança de seus trabalhos com pinturas em aquarela faz de MFR um dos artistas mais singulares do país.

Serviço

Entrega do projeto no bairro: 11 de fevereiro: 10h – Gaffiti no muro da Subestação Federação / Das 15h às 19h – Evento de encerramento no Centro Educacional Edgard Santos – Rua Prediliano Pita, 19, Garcia.

Atrações no Centro Educacional Edgard Santos – Duda Diamba, Magnata, Roça Sound, DJ DFrance e Vandal.


www.mutiraometemao.com.br