Tecnologia

CittaMobi auxilia na promoção de melhorias viárias em Salvador

Implantado pela Prefeitura, aplicativo já foi baixado por quase 1,1 milhão de usuários e tem colaborado ainda para o aperfeiçoamento do sistema coletivo por ônibus
Da Redação , Salvador | 31/01/2017 às 21:55
Aplicativo
Foto:
Além do sucesso alcançado com a função de informar ao usuário sobre a localização dos ônibus urbanos de Salvador, o CittaMobi também serve de ponte entre o poder público e a comunidade. O aplicativo implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), possibilita intermediar solicitações, reclamações e elogios sempre em tempo real. Dessa forma, é possível para a gestão realizar melhorias nas vias públicas e nas paradas dos coletivos, fiscalizar a atuação dos condutores e concessionárias, entre outros benefícios.
 
O aplicativo permite ao usuário realizar diversas atividades cotidianas. Dentre elas está o monitoramento do horário exato em que os coletivos chegarão aos pontos mais próximos de onde ele está. Outra funcionalidade é informar, com segurança e precisão, detalhes das linhas disponíveis em cada parada e se os coletivos são adaptados para pessoas com deficiência. 
 
Balanço - Desde que foi implantado, em maio de 2015, o aplicativo já foi baixado por quase 1,1 milhão de usuários de transporte público na capital. Atualmente, há cerca de 170 mil pessoas conectadas ao sistema, que atua interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Semob - local onde todo o sistema de transporte de Salvador é monitorado 24 horas por dia, em tempo real, através de GPS.
 
"O CittaMobi fez do usuário protagonista nessa relação com o poder público municipal. O aplicativo permite que os usuários saibam os horários dos ônibus com até duas horas de antecedência. Também possibilita que o cidadão possa interagir com a Prefeitura solicitando ações no bairro onde mora, saber se aquele veículo apontado para determinado horário tem elevador para cadeirantes, além de avaliar o motorista e a empresa que serve ao bairro", lembra o titular da Semob, Fábio Mota.
 
O secretário lembra situações nas quais a implantação do CittaMobi serviu de ferramenta para a interação usuário-Prefeitura. Algumas delas são referentes à visão dos passageiros quanto à forma de dirigir do condutor, se os coletivos estão higienizados e a qualidade da viagem.
 
Uma das ações realizadas a partir dessa colaboração foi a ampliação dos abrigos de ônibus da cidade. “Somente em 2016, implantamos mais de mil unidades em toda Salvador. Outro caso emblemático diz respeito a um motorista cuja imprudência na direção gerou 362 reclamações à Semob em trinta dias de trabalho. Por conta disso, a concessionária foi notificada e, como resultado, passou a investir ainda mais na reciclagem e capacitação dos condutores", completa Mota.