Tecnologia

Mais de 1 milhão de pessoas já baixaram o aplicativo do transporte SSA

Com informações da Agecom
Da Redação , Salvador | 17/12/2016 às 10:45
A Prefeitura aintge o número de downloads do aplicativo CittaMobi realizados pelos usuários do transporte público na capital. Com 1 milhão de pessoas utilizando o app e 4 milhões de consultas no mês de novembro, o aplicativo tem sido ponto-chave para mudanças e melhorias no sistema de transporte. A partir de sugestões enviadas, por exemplo, a Prefeitura fez intervenções como a requalificação da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e a ligação viária entre Cajazeiras V e X.  

Quem utiliza o CittaMobi sabe que na ferramenta é possível verificar quais são os pontos mais próximos de onde o ônibus está, as linhas disponíveis em cada parada, a previsão de chegada dos veículos com até duas horas de antecedência e se os coletivos são ou não adaptados para pessoas com deficiência (com elevador para cadeirantes). O app é considerado um sucesso tanto por usuários quanto pelo poder público municipal. 

Pelo aplicativo, é possível ainda marcar as linhas e pontos de preferência de cada usuário, visualizar os arredores do local através do Google Maps, identificar itinerários e acompanhar os veículos em tempo real, além de saber informação do tempo previsto para a chegada em determinada parada. O cidadão pode, inclusive, habilitar um alarme para ser disparado quando estiver próximo do ponto de destino. 
 
Além de todas essas funcionalidades, a ferramenta também possibilita a interação do usuário com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), onde todo o sistema de transporte é monitorado 24 horas por dia, em tempo real, através de GPS. Para o secretario municipal de Mobilidade, Fábio Mota, o aplicativo veio para tornar os usuários protagonistas do sistema de transporte da cidade. “Estamos comemorando junto aos usuários do transporte. Com a contribuição da população através do CittaMobi estamos identificando os aspectos mais críticos do sistema de transporte público”, destacou. 
 
De maio de 2015, quando o aplicativo foi lançado, até o momento, já foram registrados mais de 30 mil reports. Dentre as informações recebidas, as de maior destaque são: solicitação de novas linhas (27%), veículo que não parou no ponto (13%) e avaliação dos motoristas (11%). A população pode informar também como está a limpeza do coletivo e do ponto de ônibus, se houve desvio de itinerário, se há alguma situação de violência, se o veículo está lotado, nível de segurança naquele coletivo e no ponto, avaliar o abrigo de ônibus, entre outras opções.

O aplicativo está disponível para IOS, Android e Windows Phone, mas quem não possui aparelhos com esses recursos pode fazer o mesmo tipo de acesso através do site cittamobi.com.br.