Com objetivo de diminuir o custo com água em prédios públicos e gerar uma economia expressiva para o Governo do Estado da Bahia, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica(SIHS), está perfurando poços tubulares em Salvador. O primeiro foi no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que vai atender a Secretaria da Administração (Saeb).
A Cerb também está finalizando os trabalhos de perfuração de um poço artesiano na sede do 3º Grupamento de Bombeiros Militares, na Av. Antônio Carlos Magalhães. O geólogo Ivan Matos informou que a perfuratriz rotopneumática já atingiu o aquífero na marca de 20 metros, com vazão de 36 mil litros/hora, mas os trabalhos só serão concluídos quando chegar a 80m de profundidade.
O diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilvan Silva Lima, esteve no local para acompanhar os trabalhos e informou que, ainda na Cidade do Salvador, a Companhia vai perfurar mais dois poços artesianos, um na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), na Unidade Case, no bairro de Tancredo Neves, e o outro no antigo 5º Batalhão, no CAB, para atender a Cerb. Já em Lauro de Freitas, a empresa vai perfurar um outro poço no Conjunto Penal, no bairro do Caji.
A Cerb utiliza a mais avançada tecnologia existente no mercado na área de perfuração de poços tubulares. Contando com sondas rotativas, percussoras e rotopneumáticas modernas, com capacidade de perfuração de ate 500m de profundidade em rochas sedimentares e de ate 200m em rochas cristalinas, calcária e metassedimentares.
Segundo o geólogo Jaime Neves, além dos equipamentos de apoio e pessoal qualificado, a empresa está aparelhada para prestar qualquer serviço na área de captação de água subterrânea. Para isso, a Cerb sempre procura utilizar tecnologias adequadas à realidade de cada região.
Desde a sua origem, a Cerb ocupou posição de destaque na área de perfuração de poços trubulares destinados ao abastecimento de água às populações rurais, indústrias, hospitais e diversos outros fins, como irrigação, construção de estrada, entre outros. A Cerb teve participação efetiva na implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, perfurando o poço pioneiro no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento(Ceped) em 1972.
Aos 45 anos de sua existência, a empresa dotou inúmeras indústrias de infraestrutura hídrica através de perfuração de poços tubulares profundos, visando a exploração de aquíferos sedimentares de altas vazões, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Pólo Petroquímico.