Tecnologia

Porto de Aratu-Candeias ganha três estações de monitoramento do ar

Os investimentos de quase R$ 4 milhões fazem parte das ações de modernização portuária da Codeba
Ascom Codeba , Salvador | 06/10/2016 às 12:48

Para garantir a análise contínua das emissões gasosas no Porto de Aratu-Candeias e região, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) vai instalar três estações de monitoramento do ar e providenciar o religamento de uma quarta já existente. Os investimentos são de R$ 4 milhões e fazem parte do Programa de Monitoramento do Ar do Porto de Aratu, que integra o Programa Federal de Apoio a Regularização e Gestão Ambiental Portuária (PRGAP). A previsão é de que as estações estejam funcionando até fevereiro de 2017.

Os equipamentos compõem a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar e Meteorologia (RMAR) na área de influência do Porto de Aratu - Candeias, englobando a Ilha de Maré e área continental.  Essa RMAR irá monitor em tempo real de forma on line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, os principais poluentes atmosféricos e dados meteorológicos da região.

A estação do tipo desmontável será instalada na comunidade de Botelho, em Ilha de Maré, enquanto as demais, postas em contêineres fixos, estarão nos seguintes locais: Caboto, em Candeias, e Gamboa, na localidade de Passé de Candeias. A estação já existente também fica nesse último município, na comunidade de Ponto de Quinta.

“A nossa proposta é substituir os dois equipamentos que já existem de forma provisória e garantir a presença desses modelos mais complexos, que atuarão de forma continuada e definitiva, somando ao projeto de uma moderna gestão ambiental dos nossos Portos”, destacou o presidente da Codeba, Pedro Dantas.

Além de avaliar os parâmetros convencionais de monóxido de carbono, ozônio, óxido nítrico, dióxido de enxofre e partículas, e outros, os aparelhos serão capazes de checar níveis de amônia, benzeno, etc. Direção e velocidade dos ventos, temperatura, radiação solar e demais também estão inclusos como parâmetros metorológicos.

O Porto de Aratu-Candeias é especializado na movimentação de produtos minerais em forma de graneis sólidos e dos químicos e petroquímicos - graneis líquidos e produtos gasosos. Com uma vasta retroárea, o Porto permite a estocagem de minérios ou de tancagem para armazenamento dos produtos químicos e derivados do petróleo, oriundos ou destinados aos setores petroquímico, de siderurgia e de mineração.