De acordo com Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas 2014-2015 organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o número de mulheres empregadoras na Bahia chegou a 59 mil em 2013 (dados mais recentes), maior número em disparado no Nordeste. Em segundo lugar aparece o estado de Pernambuco com 29 mil no mesmo período.
Dentro desse cenário crescente está a Anajúlia Paes, jovem empreendedora que criou há dois anos a ANAJÚ, agência especializada em gerenciamento de mídias sociais. “As empresas precisam de um suporte em comunicação, mas nem todas as agências têm interesse de atender clientes pequenos com potencial de crescimento. Percebemos a oportunidade de fazer esses negócios darem mais certo, pois entendemos que o micro empreendedor inicia fazendo tudo sozinho e ao mesmo tempo”, conta.
Com o objetivo de ser referência no segmento a baiana, com formação em Relações Públicas (UNEB) e Administração (UFBA), conta com uma equipe formada por 9 colaboradores, entre administradores, relações públicas, designers e publicitários que atendem clientes de segmentos variados em Salvador e recentemente começaram a atuar também no Rio de Janeiro.
Outros projetos
Pensa que um negócio foi suficiente? Com a necessidade de viajar constantemente, já que o namorado morava em outro estado, a jovem criou o blog O Mundo a Dois para compartilhar as dicas dos lugares que visitava e incentivar outros casais. A ideia deu tão certo que passou a existir além da internet com “A Nossa Caravana”, promovendo excursões em grupos incluindo as pessoas que gostam de viajar, mas não têm companhia. Na Fan Page @omundoadois é possível encontrar todas as informações sobre as viagens. O próximo destino da trupe já está definido: Itacaré.
Criar novos projetos é realmente o maior hobby de Anajúlia. Foi assim que criou para sua mãe a Janela da Dona Dil, uma doceria inovadora no interior da Bahia. Ela conta que ainda tem muitos sonhos a serem realizados e que, com certeza, novos projetos virão. “Decidir empreender não é uma tarefa fácil porque cada dia é desafiador. É importante ter um propósito, buscar oportunidades e criar seu diferencial. Acreditar em si, no potencial que se tem, além de contar com profissionais comprometidos com o trabalho e com os clientes são os pontos mais importantes para conseguir dar um passo após o outro. Nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas”, finaliza Anajúlia.