Tecnologia

Aplicativo NOA Cidadão contabiliza 3,5 mil downloads em 24 horas

O aplicativo colaborativo do Núcleo de Operação Assistida (NOA) é um canal seguro e imediato para que as pessoas possam reportar problemas encontrados nas vias da cidade
AGECOM , Salvador | 12/07/2016 às 18:29

Com a proposta de facilitar a comunicação de ocorrências de trânsito em Salvador, o aplicativo NOA Cidadão, lançado na tarde desta segunda-feira (11) pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), contabilizou cerca de 3,5 mil downloads em apenas 24 horas. O aplicativo colaborativo do Núcleo de Operação Assistida (NOA) é um canal seguro e imediato para que as pessoas possam reportar problemas encontrados nas vias da cidade.

Além do número de downloads, outro dado que chama a atenção é o quantitativo de solicitações registradas no sistema. Até a tarde desta terça-feira (12), o aplicativo contabilizou 323 registros. A principal solicitação dos usuários foi referente a veículos estacionados em locais irregulares, contabilizando 161 registros no App.

No ranking de solicitações também aparecem reclamações sobre sinalização de trânsito apresentando problemas (40), buracos em vias públicas (35), obstruções nas vias (26), semáforos piscantes (20) e automóveis quebrados (18). Como é possível que diferentes usuários reportem o mesmo problema, o número de solicitações registradas no aplicativo não representa a quantidade de ocorrências na cidade - dois ou mais usuários podem indicar a mesma ocorrência.

Disponível gratuitamente através da Apple Store e do Google Play, o App possui apenas 15 MB e dispõe de uma interface amigável e intuitiva para estimular e facilitar sua utilização pelos usuários. Para aproveitar o App, o usuário tem que se cadastrar, fornecendo dados básicos como nome completo, endereço, e-mail e senha. Através do NOA Cidadão o usuário também recebe mensagens e alertas sobre situações emergenciais enviadas aos cidadãos em tempo real. 

Por meio de georreferenciamento, a Transalvador sabe precisamente, por exemplo, onde a fiscalização deverá atuar mais, dias da semana e horas em que há mais incidência de determinadas ocorrências reportadas. A ferramenta também serve para a resolutividade de problemas que envolvam outros órgãos, como queda de árvore ou pontos de alagamento, por exemplo, ou até mesmo em casos de acidentes com vítimas, através do qual a Transalvador poderá informar imediatamente o ocorrido ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).