A Faculdade Ruy Barbosa será a única instituição da Bahia a receber o HackaTruck, projeto da IBM Brasil e Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e com colaboração da Apple, que promete capacitar e aproximar estudantes de Tecnologia da Informação do Brasil. Iniciado em outubro de 2015, o projeto percorrerá 11 instituições de ensino de todo país e o laboratório itinerante estacionará no campus do Rio Vermelho, no dia 11/04, onde permanece até o dia 30 do mesmo mês.
A iniciativa inovadora, que visa capacitar 500 alunos ao longo de 10 meses, é composta por um laboratório digital móvel, localizado dentro de um caminhão, onde são realizados cursos básicos em programação Swift para plataforma iOS, ministrados por instrutores do Instituto Eldorado. Além dos cursos, os participantes e o público em geral terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada.
Os cursos de desenvolvimento de aplicativos têm duração de três semanas, treinando 28 alunos por período (manhã e tarde), em quatro horas por dia, totalizando 60 horas de aula. A capacitação é direcionada apenas aos alunos da Faculdade Ruy Barbosa e no final todos receberão um certificado de participação. Os estudantes interessados devem realizar um curso on-line e aqueles que mais se destacarem serão selecionados para participar da capacitação.
“O HackaTruck é uma oportunidade de colocar nossos alunos em contato com a tecnologia de ponta, além de proporcionar uma experiência que complementará o conhecimento adquirido nas suas graduações, incentivando-os no melhor direcionamento da sua carreira”, destaca Cristiano de Aguiar, Diretor Geral da Faculdade Ruy Barbosa.
Segundo Claudio Schlesinger, Executivo de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, “vivemos hoje a era cognitiva, em que tecnologias proporcionam novos modelos de negócios que já nascem digitais graças à mobilidade, a conectividade e a nuvem. Esses novos profissionais precisam estar ainda mais preparados para trabalhar neste novo cenário que se renova a todo momento”.