O Disque Gestante, criado em dezembro de 2015 pela Prefeitura, atende diariamente gestantes, puérperas, profissionais e a população em geral, dando orientações e encaminhamentos para atendimentos específicos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou um canal de comunicação direto entre gestão e população não só para esclarecer dúvidas, mas para confortar e oferecer alternativas de assistência aos pais de bebês microcefálicos.
O serviço funciona na Subcoordenação Materno Infantil da Coordenadoria da Atenção Primária à Saúde e atende pelo número (71)3202-1297, através de uma equipe de profissionais formada por enfermeiras e um terapeuta ocupacional. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h às 17h.
Desde a sua criação, o serviço já atendeu até o momento 343 ligações, uma média de 10 ligações/dia. As gestantes são campeãs de chamadas, correspondendo a 30%, mulheres paridas chegam a 27%, profissionais 26% e cidadão em geral 16%. As principais dúvidas dizem respeito ao diagnóstico da anomalia, a zika e uso de repelentes.
O Disque Gestante faz encaminhamentos e marcações de consultas de pré-natal e puericultura, exames de ultrassonografia obstétrica e outros de imagem, exames laboratoriais, encaminhamento para rede de referência e centros de reabilitação para as crianças com microcefalia. Todos nos casos em que a gestante encontre dificuldade de fazê-lo diretamente.
Casos de microcefalia - Outras orientações importantes são prestadas para as mães dos bebês já diagnosticados, como recomendação do serviço de estimulação precoce (fisioterapia e atendimento neurológico). No caso de atendimento neurológico, a mulher recebe informações e endereço das unidades que realizam o tipo de atendimento necessário. Quando há um caso suspeito é realizado encaminhamento para ultrassonografia transfontanela.
De acordo com o boletim elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde (CIEVS), foram registrados 540 casos suspeitos de microcefalia no município desde outubro do ano passado. Desse total, 56 foram confirmados e os demais estão em andamento.