A parceria firmada por alemães e baianos, com vistas a ampliar as ações voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado, ganhou, na tarde desta quarta-feira (16), um importante elemento: a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Serviço Nacional de Aprendizado (Senai) e a Associação Fraunhoffer Gesellschaft, a maior organização de pesquisa aplicada da Europa.
Este documento, que foi assinado no auditório do SENAI Cimatec, pretende propiciar o fomento e desenvolvimento de competência científica e tecnológica, no ramo de energias renováveis, no território estadual. Tem como premissa, as áreas de geração, distribuição e armazenamento de energia solar.
Diversas ações serão realizadas, no âmbito deste acordo, a exemplo da promoção de intercâmbios e consultorias, mas o foco principal é a realização de estudos, como enfatiza o secretário da Secti, Manoel Mendonça: “Pesquisas serão desenvolvidas para entender, mapear e modelar a cadeia produtiva da energia solar fotovoltaica, na Bahia, e determinar como ela será gerenciada em nossa grade de geração. Precisamos desse entendimento para incentivar as empresas a se instalarem no nosso estado, com foco na energia solar e em soluções inteligentes”.
Apresentações foram feitas a fim de alinhar, ainda mais, os esforços das entidades parceiras. Thomas Buck, superintendente de Inovação da Secti, apresentou o ponto de vista da secretaria. Já Hans Dieter Rombach, diretor do Fraunhoffer Gesellschaft, destacou as realizações do instituto e como elas podem ser aplicadas, na Bahia. Ao final, Manoel Mendonça e Rombach assinaram o documento.
Linha do tempo - Em outubro do ano passado, o governador Rui Costa esteve na Alemanha e deu o pontapé inicial que possibilitou firmar esta primeira parceria. No início deste mês, uma missão alemã, com mais de 20 membros, esteve na Bahia, participou de um encontro econômico e visitou as instalações do SENAI Cimatec.