Oitenta (80) trabalhadores baianos vão receber nesta segunda-feira 22, certificação do Programa Qualifica Bahia. A solenidade acontece às 16 horas, no Instituto de Projetos, Gerenciamento e Tecnologia (Iproject), localizado à Rua Osvaldo Cruz, bairro do Rio Vermelho, terá a presença do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.
Até março serão certificados 1.642 trabalhadores pelo Programa Qualifica Bahia, uma ação governamental para formação social e profissional, que tem como princípios a integração com a intermediação para o trabalho; habilitação ao seguro-desemprego; documentação trabalhista; e orientação profissional.
Os formandos integram as turmas espalhadas por 200 dos 417 municípios baianos que – ano passado – foram contemplados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com um total de 7.320 vagas em todo o Estado.
Na oportunidade foram disponibilizadas 6.560 vagas pelo Programa Qualifica Bahia e mais 760 pelo Programa Pacto pela Vida. Pelo Qualifica Bahia foram oferecidos 57 cursos, sendo 23 distribuídos por 64 turmas; enquanto pelo Pacto pela Vida foram oito (8) cursos distribuídos em dez (10) turmas.
Cursos gratuitos
O Programa Qualifica Bahia oferece cursos gratuitos na modalidade presencial, exigindo frequência mínima de 75% da carga horária total para a certificação do trabalhador. Cada turma é composta por 20 pessoas e a carga horária é de 100 a 240 horas distribuída entre 4 a 6 horas diárias, a depender do curso.
O trabalhador que participa da ação tem direito a Auxílio-transporte (quando reside a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), além de lanche, camisa e material didático.
Os cursos do Programa Qualifica Bahia são voltados a diversas cadeias produtivas, entre elas as de alimentos, arte e cultura. Para ofertar o curso, a Setre leva em conta a principal característica socioeconômica do município e dá oportunidade de capacitação para quem deseja entrar ou se destacar no mercado de trabalho.
Municípios beneficiados
Os municípios contemplados foram: Amélia Rodrigues, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima, Morro do Chapéu, Quixabeira, Itatim, Tapiramutá, Itaberaba, Mundo Novo, Nazaré das Farinhas, Santo Antônio de Jesus, Santa Cruz Cabrália, Conceição de Almeida, Muritiba, Rio de Contas, Sapeaçu, Presidente Dutra, Lapão, São Francisco do Conde.
Também foram beneficiadas as cidades de: Gentio do Ouro, Itaetê, Mucugê, São Sebastião do Passé, Teodoro Sampaio, Eunápolis, Garantinga, Gavião, Lauro de Freitas, Salvador, Alcobaça, Barreiras, Camacan, Luís Eduardo Magalhães, Prado, São Desidério, Santo Amaro, Saubara, Baianópolis, Coaraci, Gandu, Iramaia, Presidente Tancredo Neves, São Gonçalo dos Campos, Mairi, Valença, Taperoá, Várzea da Roça, Feira de Santana e Porto Seguro.