Dando continuidade a programação do Ciclo de palestras de Inovação do Sebrae, o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), discutiu principais temas da atualidade. O evento gratuito acontece até próximo domingo (25), na sede do Senai Cimatec, em Piatã, com a presença de 35 expositores do campo de C&T.
Pela manhã, o painel “Inovações e Oportunidades” contou com a presença de Fernanda Sato (Intel), Rafael Câmara (Maqhin), Lynn Alves (Senai), Osvaldo Tupy (JusBrasil), Roseane Patriota (Secult) e Grinaldo Oliveira (Secti). “O que a gente precisa é de pessoas que se apropriem da tecnologia para melhorar a qualidade de vida”, disse Fernanda Sato.
Osvaldo Tupy expôs a empresa JusBrasil como um site buscador especializado na área de direito. “Queríamos revolucionar o acesso à informação na área de direito, de uma forma que fosse gratuita e fácil para quem acessasse. Hoje, a JusBrasil é a maior startup de Direito no Brasil e o site mais visitado do mundo em “Direito e Governo”, com 14 milhões de pessoas acessando nosso site mensalmente”, explicou.
Raphael Mandarino falou sobre a “Segurança Cibernética no Brasil”, abordando os desafios e oportunidades da área. O consultor destacou também ataques internos, falta de contingência e configuração inadequada. Já o irreverente Luli Radfahrer apresentou o talk show “O Futuro da Internet”, quando explicou que a “internet não é mais uma rede que você está dentro ou fora dela. A rede é mundial”.
O último painel debateu como “Transformar soluções em ganhos para a sociedade”, com André Telles (4 One), Fábio Gandour (IBM), Yran Dias (McKinsey) e Thomas Buck (Secti). Os principais temas abordados foram computação cognitiva, smart cities – cidades inteligentes e empresas inseridas na internet.