Tecnologia

Palestras e exposições de C&T movimentam primeiro dia da SNCT 2015

O evento gratuito e vai até domingo na sede do Senai Cimatec
Imprensa SECTI , Salvador | 22/10/2015 às 19:03
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Foto: Gabriel Pinheiro

A 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reuniu, nesta quinta-feira (22), primeiro dia do evento, os principais especialistas para tratar das temáticas das Energias Renováveis; Luz, som e espaço; além do Talk Show “Qual a neura da ciência”. O evento gratuito, que vai até domingo, na sede do Senai Cimatec, é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e visa popularizar o campo de C&T, mostrando as novidades do setor.

Biomassa, energias eólica e solar foram os principais assuntos discutidos durante o painel "Energias Renováveis na Bahia". "As biorefinarias permitirão o empreendedorismo dos jovens na produção de produtos de alto valor agregado", disse o professor e superintendente da Secti, Luiz Pontes, que fez parte da mesa juntamente com Enedir Soares, da Gamesa, Osvaldo Soliano, da CBEM, Stéphane Pérée, da Enersol, e Daniel Kunz, representante do consulado da Suíça.

Na abertura no painel “Luz, Som e Espaço”, a arquiteta Débora Barreto afirmou durante apresentação sobre acústica que “o som tem presença muito importante em nossas vidas” e também falou sobre os reflexos que os ruídos podem ter sob o organismo, onde pessoas apresentam distúrbio no sono, dor de cabeça, fadiga, perda de audição, entre outros.

Nelson Baumgratz, da InfoComm, lembrou a banda de rock Pink Floyd, com a famosa capa do cd que utiliza o espectro colorido da luz, para exemplificar sua fala. “Para trabalhar com luz, precisa haver uma sinergia entre conteúdo, espaço e tecnologia, para desta forma comunicar algo rico”, disse. Também participou da mesa explicando sobre o led azul, a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cristina Quintela.

O palestrante Steves Rehen abriu o Talk Show “Qual a neura da ciência” falando sobre a importância de praticar exercícios físicos. “Quanto mais exercícios físicos você faz, mais neurônios você tem e produz mais agente antienvelhecimento”.  O cientista ainda ressaltou a importância do sono, principalmente durante a infância. “As escolas deveriam inserir um período de sono após o aprendizado, isso aumentaria a capacidade de fixação do conteúdo”, disse Steves.

A SNCT está aberta a todos os públicos com palestras gratuitas que seguem até o sábado. As inscrições devem ser feitas através do site www.secti.ba.gov.br/snct/. Além da palestra, o público pode visitar a feira tecnológica, que conta com 35 expositores, trazendo as principais novidades de setores como robótica, game, modelismo, drones, dentre outros. Para a feira não é necessária inscrição.