Tecnologia

Professora Melissa Mello mobiliza estudantes em prol da ciência

Melissa organiza Feiras de Ciências que envolvem atividades desde o início do ano
ASCOM Educação , Salvador | 15/10/2015 às 18:19
Professora Melissa Mello mobiliza estudantes em prol da ciência
Foto: Divulgação

Mobilizar alunos e professores a fazer ciência dentro da escola. É com esse desafio que a professora de Biologia Melissa Mello inicia cada ano letivo, nas escolas Raul Sá, em Mussurunga e Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, onde ensina. Ver o ambiente escolar se tornar um ambiente de construção do conhecimento, com a elaboração de projetos que utilizem a metodologia científica da observação ao experimento é o que mais dá satisfação à professora, que acredita na ciência como principal caminho para o desenvolvimento dos alunos.

Para conseguir mobilizar o máximo de estudantes e professores em torno do tema, Melissa organiza Feiras de Ciências que envolvem atividades desde o início do ano. O trabalho é dividido em três etapas, a identificação e investigação de uma situação problema do cotidiano, a sugestão e criação de soluções para o problema e a produção do experimento, com análise dos resultados.

"A ciência tem o poder de contagiar os jovens, o resultado final é maravilhoso", afirma Melissa. A primeira feira que ela organizou foi no Bairro da Paz, "descobri que a Fapesb tinha recursos para o estímulo à ciência, inscrevi um projeto e recebi o apoio financeiro, nem acreditamos! A Feira foi em um espaço cultural do bairro e reuniu toda a comunidade em torno da produção dos alunos. Além de produzir, eles foram vistos".

Na feira, foram apresentados os experimentos científicos e as conclusões a que os alunos chegaram, os melhores trabalhos receberam uma medalha. Em 2015, Melissa levou a experiência para o outro colégio onde ensina. Com o estímulo do programa Ciência na Escola, mobilizou mais uma vez colegas e alunos e fez a primeira Feira de Ciências do Colégio Raul Sá. Aberta ao público o evento mostrou a comunidade todo o potencial dos alunos. O tema do evento foi a escassez de água e entre os trabalhos foi apresentado um protótipo de sistema de captação de água da chuva para a escola, um blog e um site sobre o tema.

Para a aluna do 7º ano, Carolina Bessa dos Santos, participar do projeto e das várias fases do trabalho foi estimulante e desafiador. "Foi minha primeira Feira de Ciências e uma experiência muito boa, tivemos que nos reunir e batalhar para conseguir a participação dos colegas, organizar cada etapa e apresentar o resultado final que me surpreendeu".

Feliz com o resultado de seu trabalho, a professora Melissa acredita que o professor deve se mobilizar para atender a expectativa do aluno de hoje, que vive numa sociedade digital e não quer mais os mesmos métodos do passado, "precisamos inovar a cada ano e a ciência é o melhor caminho para a inovação", defende.

Série de reportagem – Esta reportagem faz parte da série iniciada, no dia 1º de outubro, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em homenagem ao Dia do Professor (15). Por meio de recursos multimídia, texto, áudio e vídeos, os professores falam sobre a escolha pela sala de aula, como contribuem para o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes. Eles também são homenageados por alunos e colegas de trabalho, que ressaltam qualidades dos educadores como dedicação, competência e, principalmente, o amor à profissão.