Tecnologia

PACTO PELA VIDA: Cinema itinerante chega a crianças Vale das Pedrinhas

Aconteceu esta semana
Márcia Santana , Salvador | 21/08/2015 às 13:02
Filme exibido foi o Sonho Possível
Foto: Jorge Cordeiro
  Moradores das Comunidades de Nordeste de Amaralina/Vale das Pedrinhas assistiram, na noite de quarta-feira (19), o filme ‘Um Sonho Possível’, exibido num caminhão Etruck estacionado em frente à Base Comunitária de Segurança. O projeto Cinema Itinerante é uma iniciativa do programa Mais Família, Menos Drogas, do Governo do Estado.

A dona de casa Maria de Jesus, 40 anos, que se deliciou com sacos de pipoca magrela distribuídos no local, foi ao local acompanhada do marido Marcos Vinicius Nascimento, 32, e dos filhos, Kamile Yasmim, 5 e Marcos Vinicius, 3.

Maria, que já assistira ao filme, disse que gosta da história de luta e superação do personagem Big Mike. Para ela, o longa-metragem retrata a vida de muitos jovens da comunidade. “Os adolescentes deveriam se espelhar no Big Mike, ressaltou, lembrando que ele não desistiu e conseguiu ter uma vida melhor sem recorrer ao crime. “Espero que o projeto retorne ao bairro para exibir um filme para o público infantil”, sugeriu.

Os alunos do Colégio Estadual Professor Carlos Santana, localizado no Beco da Cultura, próximo a BCS, também assistiram ao longa. O estudante José Alberto Lima, 38, acredita que “se mais pessoas agissem como a família Tuohytem, que adotou o jogador Michael Oher, o Big Mike, interpretado pelo ator Quinton Aaron, o mundo seria melhor”.

Para o comandante da BCS, capitão Élder Figueiredo, ações como as do Cinema Itinerante aproximam a comunidade da PM. “Os moradores percebem que a polícia é parceira e que não está aqui apenas para reprimir a violência, mas também para ajudá-los a crescer”. Opinião compartilhada pelo subcomandante da BCS, tenente Miguel Matheó, ao observar que “o jovem pode vencer afastando-se das drogas”.

Quem mora próximo ao Nordeste de Amaralina e perdeu o filme, terá outra oportunidade para vê-lo nas bases de Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho, a partir das 19h30, nesta quinta-feira (20) e amanhã (21). O projeto também irá chegar a outras bases comunitárias da capital e da RMS.