Tecnologia

Sihs testa nova tecnologia para filtragem de água em poços

A empresa fornecedora do produto possui certificação internacional, é brasileira e única detentora da tecnologia no país
Ascom SIHS , Salvador | 10/08/2015 às 19:02
Sec. Cássio Peixoto e empresário dos EUA
Foto: Mário Marque

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (CERB, vai testar uma nova tecnologia para filtragem de água: gravel pack. Trata-se de um sistema que utiliza uma areia especial como um filtro, retirando até 85% das impurezas da água na primeira filtragem e alcança até 95% de redução de impurezas numa segunda etapa.

O Gravel Pack permite, além de maior pureza na oferta de água tratada, a redução de custos operacionais em aproximadamente 50% (cinquenta por cento). Para a execução de ações e atividades a Embasa e a Cerb vão elaborar Planos de Trabalhos específicos em cada região. A empresa fornecedora do produto possui certificação internacional, é brasileira e única detentora da tecnologia no país.

Os testes para viabilizar e convalidar a aplicação tecnológica no processo de filtragem de água serão inicialmente implantados na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Catingal, no município de Manoel Vitorino-BA pela Cerb. “Após a validação da ferramenta, vamos ampliar o raio de ação para outras unidades territoriais a serem definidas pela Embasa, assim como procedimentos necessários à execução plena desta iniciativa”, enfatizou o secretário durante a assinatura do Termo de Compromisso na manhã desta segunda-feira (10) no gabinete da SIHS.

A Secretaria vai elaborar e supervisionar a metodologia de aplicação dos testes, assim como supervisionar as atividades de planejamento e aprovar as operações necessárias. Já a Cerb e a Embasa vão desenvolver as atividades de planejamento e operacionalização dos testes, disponibilizando suporte técnico e laboratoriais. A expectativa da SIHS é realizar um mapeamento territorial em regiões dispersas, com a elaboração de um diagnóstico mais atual para uso da areia filtrante. “Dessa forma esperamos alcançar uma definição das melhores práticas voltadas ao processo de filtragem da água, minimizando custos e otimizando recursos humanos das empresas”, acrescentou o secretário.

Os resultados dos testes serão analisados através de relatórios mensais, enviados para a SIHS, contendo avaliação de resultados e seus reflexos, vistorias de campo e reunião de informações técnicas geradas pelas duas empresas. “Por causa dos grandes problemas que podem ser causados pela produção de areia em poços, e da melhoria da qualidade da água oferecida à população baiana, acreditamos que a solução gravel Pack pode maximizar a produção e se configurar como uma alternativa viável para levar água a quem tem sede”, finalizou Peixoto.