Em busca de construir uma estratégia de Ciência e Tecnologia (C&T) para o desenvolvimento da Bahia na área de energias renováveis, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) participou de uma reunião nesta sexta-feira (7), no SENAI-Cimatec, em Salvador. O encontro contou com a participação de representantes de ministérios, da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de executivos da cadeia industrial de energias eólica e solar no estado, pesquisadores e investidores em P&D, além de associações dos segmentos envolvidos.
O senador Pinheiro vem defendendo a diversificação da matriz energética desde sua passagem na Secretaria de Planejamento do estado, com destaque para energias eólica e solar. “Temos que criar as oportunidades para superar os gargalos a partir da tecnologia e inovação, integrando os atores, e ofertando condições fiscais e tributárias ideais para alavancar o setor. É justamente este setor que possui as condições de fazer o País retomar o crescimento, com geração de emprego e soluções para os problemas que enfrentamos, como, por exemplo, no cenário energético”, disse.
Pinheiro citou o exemplo da Alemanha, que substituiu o gás que consume da Rússia, adotando uma política na área de energia solar; e também os “Estados Unidos, onde a maior fonte de geração de postos de trabalho é, nesse momento, a energia solar”.
Ele revelou ainda que solicitou apoio do Ministério de Minas e Energia para a implantação de um Centro Nacional de Referência em Energias Renováveis na Bahia, como caminho para acompanhar o desenvolvimento das empresas da cadeia produtiva, com foco na inovação.
A reunião teve como objetivo mapear as principais demandas da área para, em seguida, focar em produtos e tecnologias que serão prioridades para compor um planejamento de curto, médio e longo prazos. O encontro no Cimatec foi promovido pela Secti e seu resultado será partilhado nos chamados Cadernos de CT&I da pasta.