As empresas Alumiplacas e Emplacas, que comercializavam placas veiculares em Ilhéus, no sul do estado, não passaram pela fiscalização da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), nesta terça-feira (21). Elas estavam com o alvará de funcionamento vencido desde dezembro do ano passado, o que implica em não preencher os requisitos para o credenciamento no Detran. “Sem o alvará em dia, as empresas não vão conseguir renovar a prestação do serviço junto ao Detran, ficando impossibilitadas de exercer essa atividade na cidade”, disse Vânia Oliveira, coordenadora de fiscalização.
Além de fiscalizar empresas de placas, o Detran realizou blitz na Avenida Itabuna, onde 350 veículos foram abordados e 15 apreendidos. O que mais chamou a atenção foi uma van apreendida, que apresentava péssimo estado de conservação, não possuía equipamentos de porte obrigatório e de segurança, nem documento de licenciamento. O motorista Marcos Santana dirigia sem habilitação e não possuía nenhum outro documento de identificação com foto. “Um veículo de transporte de passageiros não pode circular em condições de risco para condutores e pedestres. O nosso objetivo aqui é preservar vidas”, ressaltou o coordenador da operação, capitão Rômulo Rodrigues.
A blitz foi realizada em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Município (Sutran) e a 69ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ilhéus. “Só temos a agradecer a presença do Detran em nossa cidade. Registramos um grande número de infrações todos os dias e esse apoio é fundamental. Essas ações vão ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito”, declarou o superintendente da Sutran, Issac Vinhas.