Tecnologia

BRUMADO: Mutirão do Detran acelera habilitação e órgão faz blitz

Vide
Da Redação e BN , da redação em Salvador | 09/07/2015 às 16:58
Blitz do Detran em Brumado
Foto: Lay amorim
Diante de tantos candidatos ansiosos, um se mostrava tranquilo. Em alguns minutos, o vendedor Deilson Silveira, 21 anos, seria submetido ao exame prático de direção veicular, coordenado pela equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Brumado, sudoeste baiano.

O jovem foi um dos 170 candidatos que, nos últimos dois dias, passaram pelo mutirão de testes realizado pelo Detran, uma iniciativa inédita no município. " Há mais de um mês que eu estava tentando fazer o exame. Com a chegada da caravana, consegui concluir logo tudo para ter a minha primeira habilitação. Espero ter sido aprovado", disse o vendedor.


De acordo com o coordenador da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Roque Fraga, a demanda por serviços de habilitação no município é muito grande. "São mais de 120 solicitações de primeira habilitação, por dia. Para uma cidade como Brumado, é um número bastante significativo no atendimento. Com o mutirão, realizamos o triplo de exames programados para o período, o que é muito bom, já que vamos poder marcar novos testes com mais brevidade", afirmou.

A tranquilidade do vendedor Deilson Silveira, preparado por uma autescola vistoriada e aprovada pelo Detran, funcionou. O candidato não cometeu nenhuma falta no exame prático e garantiu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

BLIZ NA CIDADE


Ainda na semana do projeto da Caravana Itinerante do Detran, 130 condutores da cidade de Brumado passaram pelo teste do bafômetro na noite da última quarta-feira (08). Os agentes do órgão fiscalizador utilizaram o aparelho etilômetro durante as abordagens realizadas na Praça Coronel Zeca Leite. Nenhum condutor foi flagrado com teor alcoólico acima do limite permitido, no entanto, 11 veículos foram detidos por conta de irregularidades nas documentações.

 A equipe do Detran recebeu apoio da 34ª CIPM, até mesmo o comandante Jocevã Oliveira fez questão de participar das ações e exaltou o projeto. Além de blitz nas vias públicas, a equipe do Detran, formada por 22 pessoas em 5 viaturas, também levou conhecimento teórico para as salas de aula de algumas escolas. O coordenador do Detran, o Major Luide Souza, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que “as ações educativas realizadas nas escolas visam transformar os alunos em agentes multiplicadores da boa educação e conscientização no trânsito”.