Tecnologia

Transalvador põe em funcionamento Núcleo de Operações Assistidas

Fabrizzio Muller informa que o NOA permitirá “ações mais efetivas, que acarretarão mais fluidez e segurança no trânsito”
AGECOM , Salvador | 12/05/2015 às 18:42
Salvador terá, dentro de 20 dias, uma poderosa e moderna ferramenta de gestão de trânsito, o Núcleo de Operações Assistidas (NOA). Por meio de sistemas, equipamentos, instalações e mão de obra qualificada, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) criou um ambiente tecnicamente capaz de orientar seu planejamento e auxiliar o acompanhamento das ações do órgão, otimizando recursos e atuando de forma mais eficiente. O superintendente Fabrizzio Muller informa que o NOA permitirá “ações mais efetivas, que acarretarão mais fluidez e segurança no trânsito”.
 
O novo núcleo possibilitará ainda registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito, como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas e dando embasamento às estratégias traçadas. Com início das atividades previsto para 1º junho próximo, “o NOA surge para atender a crescente demanda de fiscalização e de agilidade em ações que envolvam a mobilidade na cidade”, disse Fabrizzio.
 
Na prática, o NOA também irá conduzir a Transalvador na seleção dos pontos da cidade em que as ações são mais necessárias, de que forma deve atuar, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser alocados. “Assim, permitiremos ações mais efetivas, atendendo com mais eficácia e maior mobilidade no trânsito da cidade, a partir de dados mais consistentes”, declarou Fabrizzio Muller. “A reunião de informações que o NOA permite determinará, por exemplo, onde devemos dispor nossos guinchos para ações emergências”, explicou.
 
Ainda segundo Fabrizzio, o talonário eletrônico, recentemente lançado pelo órgão, “é apenas um dos itens de todo o sistema implementado”. “A comunicação é feita por meio de canal de dados 4G e os smartphones também proporcionam a localização georreferenciada de agentes e viaturas”, explicou. “Outra vantagem é o levantamento estatístico dos dados que ele permite, conferindo ainda mais exatidão às informações que são geradas nas ruas”, lembrou.
 
O novo NOA contará com todo o aparato tecnológico, como sistemas, programas, servidores, computadores, monitores, entre outros equipamentos. Além disso, após a implantação, estão garantidos por 48 meses treinamento de pessoal, adequação e integração com sistemas corporativos de gestão referentes a multas de trânsito, permissionários de táxis e transporte público coletivo, entre outros.
 
Operação assistida – Todas as atividades do NOA serão assistidas pela fornecedora dos equipamentos e serviços, contando com 17 profissionais, entre eles analistas de sistema e de suporte de rede. Haverá suporte ao uso e transferência de conhecimento, com treinamento e qualificação da equipe de supervisão da Transalvador para fins de qualificação no uso das tecnologias adquiridas para fiscalização de trânsito e transporte. Será disponibilizado técnico qualificado, com experiência comprovada, para suporte remoto ou presencial, além de apoio aos servidores da Transalvador na execução de atividades que envolvam o uso de tecnologia para fiscalização de trânsito e transporte​