Foi realizado nesta quarta-feira (15) um encontro sobre a nova gestão estadual para aquisições de passagens aéreas. O evento, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura (Seagri) e contou com a presença de gestores administrativos, executivos das companhias aéreas e empresa responsável pelo Sistema Selfbooking, a Lemontech.
De acordo com a superintendente de Recursos Logísticos, Jerusa Marins, 84% das unidades estaduais já utilizam o Sistema Selfbooking. A ferramenta proporciona ao gestor a escolha dos melhores horários e valores mais econômicos para o Estado, cabendo à agência de viagem efetivar a compra e intermediar o relacionamento entre os gestores e os serviços da companhia aérea, sempre observando a política de viagens definida pela Administração Pública.
"Quando implementamos esta ferramenta, passamos a promover a gestão efetiva das viagens estaduais. Desta forma, quando falamos em reduzir despesas no âmbito da máquina pública, trata-se de melhor gerir os gastos públicos", destacou Jerusa. Adotado em 2013, o sistema já promoveu uma economia acumulada de aproximadamente R$ 1,8 milhões aos cofres estaduais. Só no ano passado, foram realizadas 11.876 transações.
A política de gestão também trata, entre outros elementos, da compra planejada de passagens aéreas, com emissão programada de bilhetes em período anterior à viagem; observância de datas e horários mais adequados à agenda do servidor; aquisição pelo menor preço; e o uso de bilhetes já emitidos, mas não utilizados. Some-se a isso a criação de um Registro de Preço de Agenciamento de Viagens, que fixou valores para cada transação executada pelas agências contratadas.
Para a coordenadora de vendas da Lemontech, Adriana Chagas, o Estado está traçando um caminho de evolução. "No primeiro ano de parceria, estabelecemos as políticas para a gestão de viagens e já conquistamos bons resultados. Este ano, pretendemos trabalhar com o estabelecimento de parcerias e o uso de boas oportunidades para a compra de passagens com menor custo", afirmou Adriana. Na ocasião, também estiveram presentes as empresas de aviação, que apresentaram seus produtos e participaram da discussão.
A nova gestão também concedeu aos gestores das unidades um maior controle das despesas com esse serviço, detalhamento das viagens contratadas e o perfil de sua unidade. Os benefícios são destacados pelo diretor administrativo da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Paulo Ridolfi. "Todo sistema corporativo que vem facilitar o trabalho de quem executa é importante. Este também, pois é rápido e objetivo". Com grande parte das suas aquisições já gerenciadas pelo Selfbooking, a Sudesb planeja em 2016 ampliar seu escopo.