Tecnologia

Pinheiro discute na Secti investimentos para a Bahia em biotecnologia

POR ENQUANTO só discussões
Ascom WP , Salvador | 14/04/2015 às 09:55
Senador Walter Pinheiro na Secti
Foto: DIV
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Manoel Mendonça, iniciaram articulações para buscar recursos e atrair fundos de inovação que se comprometam em fazer investimentos na Bahia em biotecnologia e tecnologia da informação.

Nesta segunda-feira (13), eles realizaram reunião na Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secti) com diversos pesquisadores, incluindo nomes da UFBA e Fiocruz, para receber o representante do Instituto de Pesquisa Scripps, da Califórnia, nos Estados Unidos, professor e pesquisador de biologia celular Claudio
Joazeiro.

Joazeiro - baiano radicado em San Diego há 25 anos, e há sete à frente do laboratório no Scripps - está há uma semana no Brasil, onde faz uma visita de identificação de mecanismos de investimento. Ele responde por um fundo de 'venture capital' no setor biofarmacêutico. 

 Pinheiro vislumbra a oportunidade de colocar a Bahia no cenário de inovação na área de saúde humana: "É aproveitar as diversas frentes, potencialidades, projetos, juntar as pontas, os possíveis parceiros. Uma delas é essa que o Claudio Joazeiro traz, a criação de um fundo nessa área de saúde, para que a gente impulsione o setor de fármacos, por exemplo".

Joazeiro apontou, entre possíveis atividades inovadoras para o estado da Bahia, a perspectiva de atração de uma empresa que realize pesquisa e desenvolvimento de medicamento para tratar a dengue. Pinheiro destaca ainda a possibilidade de parceria e apoio à Bahiafarma - laboratório estatal vinculado à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) - para outro estágio de produção de medicamentos essenciais.