O aplicativo Qipu é o mais novo aliado do Microempreendedor Individual (MEI) para gerir seus negócios. Resultado da parceria entre o Sebrae e a Buscapé Company, a ferramenta é gratuita e tem a função de organizar e controlar o fluxo financeiro dos empresários que faturam até R$ 60 mil por ano. O Qipu já está disponível, podendo ser acessado pelos celulares, tanto nos modelos IOS (Windows Store) quanto no Android (Google Play) e Iphone (App Store). Também pode ser baixado no computador pelo endereço eletrônico. Dentre as funções, a nova ferramenta auxilia o MEI na manutenção do controle das vendas, recibos eletrônicos e registro de receitas e despesas.
O aplicativo possui sistema de notificação para comunicação mensal ao MEI dos prazos para pagamento da DAS, contribuindo com a redução na inadimplência e aquisição dos benefícios previdenciários, além de emitir dicas para a melhoria da gestão. O Qipu será apresentado oficialmente durante a 7ª Semana do MEI, em São Paulo, pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e pelo CEO Global do Buscapé Company, Romero Rodrigues. “As informações ficam armazenadas no aparelho, permitindo também que o MEI prepare sua Declaração Anual”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz.
A Semana do MEI acontece em todo o país de 13 a 18 de abril. Em Salvador, uma tenda montada Praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), vai oferecer uma vasta programação de capacitação, atendimento individual, palestras e oficinas. As atividades acontecerão de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, e no sábado, até 12h. A estimativa é que sejam realizados na capital baiana 9.153 atendimentos e 2.746 capacitações gratuitas.
A cidade de Feira de Santana também contará com a estrutura de uma tenda para o atendimento ao MEI, de 8h30 às 12h30, e no sábado, até 12h. Nos demais municípios, onde o Sebrae possui unidades, as ações da Semana do MEI acontecem nos pontos de atendimento da instituição.
Em todo o estado, serão ofertadas 3.570 vagas de capacitações, através das oficinas SEI, de crédito, além de palestras com abordagem de temas diversos. A meta na Bahia é realizar 11.899 orientações empresariais. Serão oferecidos serviços de impressão de boletos, além do atendimento ao trabalhador formalizado e ao público em geral interessado em mais informações sobre empreendedorismo. Os microempreendedores individuais que se formalizaram até dezembro de 2014 e que desejam obter informações e o envio da Declaração Anual de Faturamento, cujo prazo de entrega é 31 de maio, também poderão receber atendimento no local.
Com espaço garantido para quem quer gerir melhor o negócio, os empresários poderão participar das Oficinas SEI Vender, SEI Comprar, SEI Empreender, SEI Unir forças para melhorar, SEI Crescer, SEI Controlar meu dinheiro e SEI Planejar. A programação inclui também as palestras “Quero ser MEI”, “Fiado Só Amanhã”, “Bom Uso da Maquineta”, “MEI em Dia com as Obrigações”, além de palestras na área de inovação, entre outras ações.
Como participar
Para participar das capacitações, basta ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae, no telefone 0800 570 0800, e solicitar a inscrição. No caso de orientação empresarial, o atendimento será realizado por ordem de chegada. No interior, é possível obter mais informações nos pontos de atendimento de cada cidade.
Parcerias
Em Salvador, a 7ª edição da Semana conta ainda com a parceria da UniJorge Comércio, que vai receber as oficinas SEI, e da Ucsal Pituaçu, onde serão oferecidas palestras, oficinas, além de atendimento ao MEI na terça e na quinta-feira. Durante o evento, os Pontos de Atendimento das Mercês, Liberdade e Itapagipe estarão fechados.
Na Bahia, a ação conta com a parceria do INSS, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, SESCAP, SindiConta, Fapesb e Amicro.