Uma nova pesquisa revela que brasileiros estão entre os mais insatisfeitos com o monitoramento de dados, 80% deles acreditam que os o governo americano não deve interceptar ou armazenar seus dados da internet.
A análise realizada feita pelo YouGov em parceria com a Anistia Internacional ainda demonstra que alemães (69%), espanhóis (67%) e brasileiros (65%) também fariam oposição a um sistema de vigilância de dados de seus próprios governos.
Em 2013, o ex-analista da Agência Nacional de Segurança, Edward Snowden, revelou o esquema de vigilância em massa de dados do governo americano em 193 países, atingindo 5 bilhões de dispositivos no mundo todo.
Esse levantamento foi realizado com 15 mil entrevistados de 13 países, incluindo o Brasil. Sendo que, os resultados no País representam a totalidade dos internautas, assim como acontece com os pesquisados da África do Sul e Filipinas. Ao todo, 1006 brasileiros responderam as questões entre os dias 4 e 11 de fevereiro.
O estudo ainda demonstra que, 78% dos internautas acreditam que as empresas de tecnologia como Google, Microsoft e Facebook, devem proteger e evitar que os governos acessem suas informações pessoais.