Tecnologia

Hackers usam vídeo falso de Dilma para dar golpe bancário

Mais de 4 mil cliques foram feitos no vídeo falso
Terra | 17/03/2015 às 19:00
Golpe virtual utiliza um falso vídeo em que Dilma debocha dos recentes protestos no País
Foto: Reuters

Um vídeo falso da presidente Dilma Rousseff que circula pela internet está sendo usado como porta de entrada para um golpe digital. Segundo a empresa de segurança da informação ESET, o novo ataque tem como foco as contas bancárias de usuários brasileiros.

O golpe virtual utiliza um falso vídeo, no qual, supostamente, Dilma debocha dos recentes protestos no País. O vídeo é recebido por e-mail e, nele, as pessoas são induzidas a baixar um HTML para ver as imagens.

Ao clicar no arquivo, o usuário é direcionado para fazer um download via Dropbox, mas acaba por baixar um cavalo de troia (trojan) bancário.

O malware conhecido como “MSIL/TrojanDownlaode.Banload” tem como objetivo roubar informações bancárias (senhas, número de cartão, agência e conta) quando os usuários fazem acesso ao serviço online dos bancos.

Um indício de infecção pelo trojan é, no navegador Internet Explorer, surgiu uma mensagem de erro ao conectar-se em um site de banco. Outro é, ainda no Internet Explorer, é o usuário ser encaminhado para um site falso para ter suas informações roubadas. Mensagens de erro são exibidas uma vez que os dados de login forem inseridos.

De acordo com a ESET, mais de 4 mil cliques foram feitos no vídeo falso, sendo 98% originários de usuários brasileiros.

Caso o usuário suspeite que vítima foi deste ou de outro golpe digital, é indicado passar um antivírus e, em seguida, trocar as senhas do home banking.