VIDE
DECOM , Lauro de Freitas |
20/02/2015 às 18:57
Curso de informática da PMLF e Senai
Foto: DECOM
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas (Apadalf) e Associação de Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas (Aspedelf), realizaram nesta sexta-feira (20), a conclusão do “Clicando e Aprendendo”. O projeto é um curso de informática básica para estudantes da Escola Municipal Mariza Pitanga – instituição de ensino que atua com jovens com deficiência física e intelectual – com sede em Vilas do Atlântico. O evento realizou-se na sede do Senai, situada na Avenida Luiz Tarquínio, na localidade
do Aracuí.
Os 25 jovens contemplados com a iniciativa receberam dos responsáveis pela ação o certificado de conclusão do curso. De acordo com o diretor do Departamento de Acessibilidade da Prefeitura (DAC), Vander Santos, o prefeito
Márcio Paiva tem sensibilidade com as pessoas com deficiência, tanto que criou o departamento especifico para cuida desta parte significativa da sociedade. “Pretendemos também atuar com a inserção destes jovens no mercado de trabalho”, pontua.
A alegria foi contagiante para os novos internautas, principalmente pelos novos recursos apreendidos em sala de aula. “Foi um prazer ter feito o curso, especialmente pelo tratamento. As pessoas foram muito educadas comigo. Hoje posso usar bastante o facebook e o instagram”, comenta a jovem Cailana Eduarda Lemos, 20 anos. Opinião compartilhada pela estudante Priscila Silva, 24 anos, que destaca sua nota na última avaliação, “tirei nove, mas quase levei nota 10. Agora sei o que é gabinete, monitor e muitas coisas da máquina”, sinaliza.
Para a coordenadora pedagógica do Senai, Kátia Lima, a entrega dos certificados para os jovens foi um momento muito alegre. “Nos sentimos horados em fazer parte desta ação de promoção a inclusão. Sabemos que eles são capazes de aprender e produzir”, destaca.