Tecnologia

Projeto Fundo Limpo retira 700k de lixo das águas do Porto da Barra

vide
Da Redacion , Salvador | 19/02/2015 às 21:25
Latas, pedaços de madeira e outros foram retirados por mergulhadores
Foto: Fundo Limpo
   Faxinaço nas águas do Porto da Barra. Foram retirados 706 kg e 50 gramas de lixo do mar por grupo de mergulhadores do Fundo Limpo.

A limpeza realizada pelo projeto "Fundo Limpo" acontece há 21 anos e conta com cerca de 100 pessoas. Segundo os organizadores, entre os itens recolhidos estão até uma escada de piscina, cinco pneus, um cavalete de ferro e um tênis.

"Latinha de cerveja, de refrigerante, muito palito de churrasco, tecido, biquínis velhos jogados. Tem muito papel, muito plástico também", conta o museólogo Jurandir Silveira, que encheu um saco com lixo em 40 minutos de mergulho.
"Eu ainda não tenho filho, mas espero que meu filho tenha um mundo melhor para viver", completa. Bruno Souza, coordenador do projeto, cita os prejuízos da sujeira à vida marinha.

"Muitos animais se confundem com alimentos, acabam ingerindo, não conseguem colocar para fora e acabam vindo a óbito. Eles podem cobrir uma camada de corais e, por não ter a filtragem, acabam morrendo. Como o mar está em movimento, ele leva e traz constantemente. O que nós fazemos é filtrar e, quando alcançamos, recolher e trazer para a terra", relata.