VIDE
VEJA , Paris |
14/01/2015 às 10:16
Edição histórica e que esgotou em pouco tempo nas bancas de Paris
Foto: AFP
Os franceses formaram longas filas nas bancas do país na manhã desta quarta-feira na tentativa de comprar a nova e histórica edição do semanário satírico Charlie Hebdo, a primeira após o atentado contra a sede do periódico. A chamada "edição dos sobreviventes" chegou às bancas nesta quarta com uma tiragem inédita de 3 milhões de cópias (a circulação normal ficava em torno de 60.000 exemplares) e tradução em diversos idiomas, incluindo o português. Na capa, há uma charge de Maomé chorando e segurando um cartaz com a frase "Je suis Charlie" (Eu sou Charlie), que se tornou símbolo da mobilização contra o terror e a favor da liberdade de expressão.
“Charlie tem muitos novos amigos”, proclama o semanário em um editorial nas páginas internas. No artigo, a equipe da publicação também agradece aos "milhões" que demonstraram apoio ao Charlie Hebdo nos últimos dias. De acordo com um correspondente da rede britânica BBC que já leu a edição especial, o periódico não perdeu o seu humor característico: "Em uma charge, dois terroristas são vistos subindo ao céu e perguntando: ‘Onde estão as 70 virgens?’. No fundo, a equipe assassinada do Charlie Hebdo está desfrutando uma orgia", descreve o jornalista Hugh Schofield.
A alta procura esgotou o jornal na maioria das bancas do centro de Paris, com muitos donos de banca relatando que a edição acabou em poucos minutos. Nas estações do metrô da capital francesa, também se formaram filas em frente aos pontos de venda, que se dispersavam assim que era anunciado o fim dos exemplares da revista. "Eu nunca comprei antes, não é bem minha linha política, mas é importante para mim comprá-lo hoje e apoiar a liberdade de expressão", disse David Sullo, aguardando no final de uma fila de duas dezenas de pessoas em um quiosque no centro de Paris. "Para mim, é importante comprar e mostrar solidariedade dessa maneira, e não apenas com a presença na marcha", disse Laurent, de 42 anos, na mesma fila, acrescentando que n