vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
08/12/2014 às 12:02
Jornalista Tasso Franco é o diretor de redação do BJÁ
Foto: OG
O Bahia Já completa neste 8 de dezembro, data de Nossa Senhora da Conceição - padroeira da Bahia - 8 anos de vida como um dos sites pioneiros na Bahia em jornalismo. Segundo relatório da Locaweb, nosso provedor, o BJÁ tem 142.132 matérias lidas ao dia com 5.473.825 page-views - mês de outubro último e leitores por sessão diários com média de 12.711 e picos de até 17.410 ao dia.
Durante esses 8 anos o diretor do BJÁ, jornalista Tasso Franco, diz que houve a democratização da informação no país como nunca acontecerá antes ao longo da história com a disseminação de blogs e sites, só na Bahia e dedicados ao jornalismo - a noticia - saltando de pouco mais de 5, em 2006, para mais de 1.000 nos dias atuais.
- A internet propiciou essa democratização e uma mudança no perfil de quem hoje, trata a noticia, trabalha com informação, antes um mercado reservado a grandes empresas ou grupos, e hoje disseminado de forma plena entre pequenos, médios e micro empresários que têm sites e blogs" frisou Franco destacando que, somente na RMS existem mais de 50 sites e blogs de noticias.
O jornalista salientou, ainda, que o BJÁ segue a mesma linha editorial desde quando foi fundado, pela primeira vez na teleinha colocado em 8 de dezembro de 2006, com mudanças no slogan de "jornalismo de conteúdo" para "jornalismo da igualdade" e duas reformas no seu design, sempre para dar aos leitores uma melhor acessibilidade.
Nos últimos dois anos, o site BJÁ, que tem seu forte na cobertura política Bahia, vem dando destaque ao tripê cultura-turismo-verão e ultimamente criou uma nova editoria - Bahia - para publicar nesse espaço as noticias do interior do estado, o que fazia de forma regular em Cidades. A Editoria de Cidades se transformou em Salvador.
O BJÁ, portanto, ainda que poste algumas matérias sobre Mundo e fatos nacionais relevantes, é dedicado a Bahia e vai continuar sendo assim. Nesses 8 anos de vida, o BJÁ nunca saiu do ar - nem 1 dia - e já foi trasmitido de 16 cidades do exterior, de diferentes países.