Tecnologia

Dona do 'Secret' cria 'Ping', que avisa desde o clima a tuíte de Kanye

Avisos são dispostos em categorias como 'Yeezus speaks' e 'Is it friday yet?'
G1 | 04/10/2014 às 18:36
'Ping' envia aos usuários avisos dos assuntos mais falados no Twitter
Foto: Divulgação/Ping

A empresa criadora do polêmico aplicativo "Secret", que incentivava usuários a compartilhar segredos, mas era usado para bullying cibernético, lançou na sexta-feira (26) o "Ping", um novo aplicativo, simples e envolvo em mistério.

O novo programa aposta no sistema de notificações dos smartphones para enviar aos usuários novidades. Para isso, separa as atualizações em categorias. Há os engraçadinhos "Yeezus speaks", sobre os tuítes mais recentes do cantor e ícone pop Kanye West e "Daily Fortune Cookies" (Biscoitos da sorte diários), que promete doses diárias de sabedoria, mas sem o biscoito ─ "Desculpa, eu comi o cookie", brinca o aplicativo. Nessa toada também há o "Random Thoughts", que trará pensamentos aleatórios.

Mas também há as categorias úteis, como a que mostra as condições do tempo, os filmes que vão entrar em cartaz, os assuntos mais falados do Twitter e os mais buscados em ferramentas de pesquisa. Na linha de utilidade com pegada de entretenimento, a categoria "Is it friday yet" (Já é sexta-feira?) promete reunir programas para o fim de semana.

A categoria "Hong Kong", sobre notícias a respeito da região na Ásia, porém, é uma incógnita. Os criadores do aplicativo não deixam claro de que fonte os "pings" serão tirados antes de enviados aos usuários. Para acessá-lo não é preciso se inscrever ou utilizar uma conta no Facebook para entrar.

Segundo Ben Lee, designer do Secret, escreveu em sua página no "Medium", o aplicativo surgiu durante uma maratona de desenvolvimento (uma "Hackaton") durante um fim de semana. "Nós estávamos fascinados pela ideia de um app que poderia dizer o que você precisasse saber, justamente quando você precisasse saber disso. Por que buscar por conteúdo --ele deveria vir até você", afirmou. Para mostrar o funcionamento simples do "Ping", Lee publicou um vídeo no YouTube.

Segundo o designer, o aplicativo vai evoluir conforme o usuário interage com ele. A interação com o "Ping", porém, se resume a escolher as categorias e fechá-lo para que as notificações comecem a ser enviadas. Está disponível, por enquanto, apenas para o sistema iOS.

Se, com o "Ping", trilharem pelo mesmo caminho do "Secret", os desenvolvedores vão, no mínimo, fazer barulho. Conforme se popularizou no Brasil, o aplicativo dos segredos acolheu não só revelações mas também ofensas a pessoas. Contribuiu para isso o caráter anônimo do aplicativo. A Justiça brasileira chegou a pedir a suspensão do app no país e a pedir que Apple e Google o retirassem dos smartphones em que já estava instalado.