A fabricante de eletrônicos Samsung publicou um vídeo nesta quarta-feira (1º) com um teste de durabilidade do Galaxy Note 4 para mostrar que o aparelho não dobra facilmente, como o iPhone 6, da rival Apple.
O Note 4 é a nova versão do “phablet” (mistura de smartphone e tablete) que, segundo analistas, é o nicho de mercado que a Apple quis abocanhar com o lançamento do iPhone 6 e iPhone 6 Plus, que aumentaram de tamanho em relação aos celulares anteriores.
Defendendo seu território e aproveitando para tirar onda com a concorrente, a sul-coreana incluiu nas provas um teste de peso humano. Nele, uma máquina emula o movimento de uma pessoa com peso de 100 kg se sentando sobre o celular centenas de vezes.
O curioso é que, para aumentar a verossimilhança com o bumbum de uma pessoa, a Samsung chegou a vestir a máquina com uma calça jeans. “Nossos quadris são fortes. Provavelmente mais fortes do que nós pensamos”, brinca a companhia no vídeo. Uma animação mostra que carteiras, cartões de crédito, garfos e até alguns smartphones podem se dobrar caso sejam colocados no bolso de trás da calça. No vídeo, o phablet apenas se flexiona e não chega a entortar.
Essa é uma clara provocação à Apple, que, poucos dias depois de lançar seus novos aparelhos, viu a internet ser tomada por relatos de usuários reclamando da facilidade com que os iPhones 6 eram dobrados. Até o vídeo com o teste parece ser uma provocação, já que a Apple divulgou um teste de durabilidade de seus novos aparelhos, para afastar as críticas de que eram frágeis.
Segundo a Samsung, a resistência do Galaxy Note 4 advém da estrutura de metal, reforçada pelo dorso de magnésio e por suportes entre os componentes.
Como alfineta final, a sul-coreana afirma que o aparelho é “grande, fino e leve, mas forte”. Isso porque, além de terem telas maiores, os novos iPhones da Apple são também mais finos e leves.