Tecnologia

PROCON lança portal em defesa consumidor e quer mais empresas na rede

Superintendente do Procon, Ricardo Maurício, quer o engajamento das empresas regionais no Portal
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/08/2014 às 11:27
Lançamento aconteceu na Casa do Comércio nesta terça-feira, 5
Foto: BJÁ
  Foi lançado nesta terça-feira, 5, no auditório da Casa do Comércio, em Salvador, o portal do consumidor (www.consumidor.gov.br) uma ferramenta on-line que vai estreitar as relações entre os consumidores e as empresas. 

   Por enquanto, somente 125 empresas estão cadastradas e participam dessa interface com os consumidore. O superintendente do Procon, órgão da Secretaria de Justiça do Estado, Ricardo Maurício, faz um apelo para que os empresários regionais se sensibilizam e também participam dessa gestão compartilhada.

  Para Ricardo, o Procon Bahia entra num novo momento de construção coletiva - Ministério da Justiça, Fenacom, CDL, ACB, FCDL, PMS, empresas, etc -que vai contribuir na redução dos conflitos entre os consumidores e as empresas numa fase antes de se recorrer ao Judiciário. Além disso, o portal vai interiorizar as ações do órgão nos 417 municípios baianos e se tornar um meio que dispensa a presença físicas dos contribuintes nos órgãos.

  "Todos ganham com a efetivação e o uso do Portal, potencializará o diálogo entre consumidores e empresas, desafogará o Judiciário, fortalecerá a imagem dos fornecedores, sobretudo daqueles que prestam bons serviços, e revelará que o Procon não atua apenas como órgão de ações repressivas e sim também com ações educativas e hamorinização do mercado consumidor", destaca Ricardo.

   Para o presidente da FeComércio Bahia, Carlos de Souza Andrade, "nós empresários também somos consumidores" e o Portal chega em boa hora. Entende que, "empresário nenhum que queira trabalhar bem, gosta de estar presente em delegacia e em órgãos de defesa dos consumidores e contratar advogados para se defenderem" frisou destacando que, agora, com o Portal essa relação pode ser resolvida antes de se chegar ao Judiciário.

   "Quem paga nossas contas são os consumidores. Nós, empresários, temos que encantar os consumidores, surpreender nossos clientes, conhecê-los mais ainda e isso vai ser bom para a sociedade como um tudo", frisou Carlos Andrade.

   OS CONSUMIDORES

   Em nome dos consumidores e na mesa diretora do lançamento, a presidente da ONG Donas de Casa, Selma Magnavita, destacou os avanços que estão surgindo nas áreas governamentais, com o Procon mais atuante e defendendo melhor os consumidores e trazendo mais esperanças e boas noticias a todos. Selma vê com otimismo o Portal e não vê dificuldades na familiarização do uso da ferramenta.

  Para Antonio Tawil, da FCDL, é importante divulgar a importância do Portal. Destaca, no entanto, que os empresários estão conscientes do seu papel em bem servir aos consumidores, o que já vem acontecendo na maioria das empresas.

  Luis Fernando Ramos de Queiroz, da Associação Comercial da Bahia, e a secretária municipal desse segmento, a Ordem Pública, Rosana Malouf, e o secretário da Justiça do Estado, José Riginaldo Souza e Silva, participaram do evento e também elogiaram e desejaram sucesso ao Portal.