Tecnologia

Apicultores de Santo Amaro se profissionalizam com cursos do SENAR

vide
Janara Rodrigues , Santo Amaro | 23/07/2014 às 10:55
Aliar tecnologia a gestão de negócios
Foto: DIV
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (SENAR), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, (SEBRAE), o curso Avançado de Apicultura Familiar iniciou suas atividades nesta terça-feira (22), no Distrito de Acupe, para os produtores rurais da região.
 
Transformar o município em referência na produção de mel do Recôncavo e proporcionar que a apicultura seja uma das principais atividades da região é o desejo do Assessor Técnico da Secretaria de Educação, Antonio de Araujo, e dos 25 apicultores de Santo Amaro, Acupe, Nova Conquista, Ponto do Carvão, Tanque Senzala, Paulo Cunha e Assentamento do Tocaia.
 
O projeto de apicultura familiar tem a finalidade de formar, qualificar e orientar os produtores sobre cultivo de abelhas, através de disciplinas teóricas que envolvem gestão de negócio e das aulas práticas de manejos, capturas de enxames e de colheitas.

Aliar a tecnologia com a gestão de negócio é o objetivo do coordenador do curso Ary da Silva Cardoso, que vê no projeto a possibilidade de desenvolver ações sustentáveis para o futuro, através da informatização e do trabalho em conjunto. O mesmo revela que a comercialização do mel é uma atividade que possibilita geração de novos empregos e representa um potencial econômico para o  desenvolvimento da região.

Com duração de dois anos, o curso acontece duas vezes por mês, de forma integral, com a carga horária de 40h, e tem o propósito de transformar os produtores em empreendedores organizados e preparados para gerir o mercado, pensando na demanda, lucro, logística e comercialização.
 
Quem já faz planos para o futuro é o trabalhador rural Ailton dos Santos, 40. “Esse curso veio na hora certa! Trabalho há 12 anos fazendo manejo de mel e agora quero ter o meu próprio negócio”, comemora.
 
À frente do projeto pela 5ª vez, Antônio Vieira carrega no sorriso o desejo de transformar a vida de muitas famílias da zona rural. “Queremos fechar 2015 com 50 apicultores, 200 famílias beneficiadas e com um bom conhecimento para gerirem os seus empreendimentos”, diz.

A produtora rural Eudis Leandro, 29, acredita que o curso vai valorizar o trabalho do campo e melhorar a qualidade de vida. “Agora nossos filhos não vão precisar ir para cidade grande em busca de emprego. Produzindo mel, de forma correta, vamos garantir o nosso sustento e ganhar dinheiro também”, completa.

O curso tem total apoio do Governo do Estado, dos Sindicatos dos Produtores Rurais, da Associação de Apicultores, Meliponicultores de Prestação de Serviço e da Bahia Pesca.